22 de Agosto de 2024 às 11:49

SEEBCG-MS retarda abertura de agência do Santander contra as terceirizações

Santander

Esta quinta-feira, 22 de agosto, é o Dia Nacional de Luta contra a Terceirização.  Em Campo Grande, a atividade se concentra na agência do Santander da Avenida Afonso Pena, onde a abertura da unidade será retardada em duas horas.

A atividade integra a Campanha Nacional dos Bancários 2024 para cobrar dos bancos, além do fim da intermediação de mão de obra, a apresentação de uma proposta decente na mesa com a Fenaban, a preservação dos empregos bancários, melhores condições de trabalho e o fim do adoecimento causado pela imposição de metas abusivas.

Os diretores do SEEBCG-MS também dialogam com os trabalhadores e a sociedade sobre as reivindicações dos trabalhadores, e expor a intransigência dos bancos que, apesar dos lucros bilionários, se recusam a apresentar uma proposta decente na mesa de negociação entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários.

Terceirizações

Bancos, como o Santander, têm implantado um processo de terceirização, que está sendo cada vez mais intensificado. O Santander cria novas empresas para transferir funcionários, que perdem o status de bancários e, assim, passam a receber menos e a perder direitos previstos em Acordo Coletivo e na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários, apesar de realizarem as mesmas funções.

Segundo o secretário geral do sindicato, Cleber Rodrigues, uma das reivindicações da categoria bancária é para que os bancos parem de terceirizar os trabalhadores. Além disso, segundo Cleber, é necessário que as agências parem de ser fechadas e as demissões também tenham um fim, pois é uma ação que está prejudicando o atendimento à população.

“Hoje no dia nacional de luta, a categoria bancária está se mobilizando contra a terceirização nos bancos. Nossa reivindicação é para que os bancos parem com essa atitude porque quem trabalha em banco é bancário e a terceirização não é benéfica para ninguém. Que os bancos parem de fechar agências e demitir funcionários, para que os trabalhadores e trabalhadoras consigam manter a qualidade no atendimento”, afirma o secretário.

O Santander está promovendo este processo desde o segundo semestre de 2021. E utiliza, para isto, empresas criadas para este fim, como STI, SX, Santander Corretora, F1RST, Prospera e SX Tools. Mais de 50% dos funcionários do Santander foram migrados e perderam seus direitos.

Além do Santander, o Itaú também vem terceirizando setores inteiros, como a Central de Gerentes, a Gerência de Atendimento ao Cliente, SAC, Pool de Qualidade das Agências digitais Personnalité, CHAT.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS