7 de Outubro de 2008 às 21:37

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Por maioria, bancários da Capital e Região decidem aderir à greve nacional

Os bancários de Campo Grande e região decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, quarta-feira (8). A deliberação foi tomada na noite de hoje (7), durante assembléia geral convocada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, na Capital, da qual participaram 325 trabalhadores do setor. A greve foi deflagrada em decorrência da falta de uma nova proposta por parte da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) em relação ao reajuste salarial pleiteado pelos bancários neste ano.

Em julho deste ano, durante a Conferência Nacional da categoria, os representantes sindicais dos bancários decidiram lutar por reajuste de 13,23%, o que garante reposição inflacionária dos últimos 12 meses e um ganho real aos salários de 6%, aproximadamente. Além do aumento, pleiteou-se mudanças no pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), de forma a contemplar a categoria como um todo, bem como questões relacionadas à melhoria do piso salarial, na segurança das agências e dos bancários, extensão de direitos e o fim do assédio moral.

Em 24 de setembro, a Fenaban ofereceu contraproposta de 7,5% de reajuste, o que, na prática, garante um ganho real inferior a 0,5% aos bancários. Além disso, não aceitou mudanças no pagamento da PLR e propôs a retirada de benefícios da categoria. Em resposta à essa situação, foi deflagrada em 30 de setembro paralisação de 24 horas em praticamente todo o Brasil. Na base do Sindicato da Capital e Região, a paralisação chegou a 52 agências. Como a Fenaban não revisou sua proposta, a categoria decidiu entrar em greve, agora por tempo indeterminado.

Dos presentes à assembléia geral, 185 se posicionaram favoravelmente à greve, e 120 votaram contrários à mobilização. Outros 47 participantes se abstiveram. A categoria possui aproximadamente 2,5 mil trabalhadores na base sindical. Segundo a presidente em exercício do Sindicato, Iaci Terezinha Azamor Torres, as ações da greve serão realizadas já nesta quarta-feira.

“Iremos para as portas das agências alertar clientes e funcionários sobre a aprovação do movimento. Esperamos, a princípio, que a adesão não será total. Porém, diante da indignação que as propostas da Fenaban geraram na categoria, a tendência é de aumento das mobilizações em breve”, salientou Iaci.

Secretaria de Imprensa e Comunicação