16 de Outubro de 2008 às 11:56

Bancários fazem assembléia hoje para discutir greve

Os bancários de Campo Grande e Região participarão na noite desta quinta-feira, 16 de outubro, de assembléia geral para discutir os rumos do movimento grevista deflagrado nacionalmente, e que chega hoje ao nono dia. A reunião terá início às 18h30 na Sede Administrativa do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, na rua Barão do Rio Branco, 2652, jardim dos Estados – em frente ao Fórum da Capital.

Na reunião, segundo informou a secretária-geral do Sindicato, Iaci Terezinha Azamor Torres, a pauta principal é o comunicado de suspensão do movimento, em atendimento aos termos negociados entre a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). A audiência, realizada na última terça-feira, decidiu por um acordo para, momentaneamente, paralisar a greve na tentativa de se costurar um acordo entre patrões e empregados.

“A audiência de conciliação no TRT ocorreu após o Ministério Público do Trabalho declarar dissídio coletivo de greve. Por conta disso, chegamos a um acordo que inclui a suspensão da greve e realização de uma rodada extraordinária de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban”, explicou Iaci. O Sindicato de Campo Grande e Região é representado na reunião, que ocorre em São Paulo/SP, pelo seu presidente, José Aparecido Clementino Pereira. “Caso surja uma nova proposta, mais adequada que a última apresentada pelos banqueiros, ela também será colocada na pauta da reunião desta noite”, disse Iaci.

O acordo no TRT incluiu a retomada das negociações, com rodada realizada na manhã de hoje – e que, até às 10h30 (horário de MS), não tinha terminado –, possibilidade de suspensão do movimento a partir de amanhã (sexta-feira, 17) com manutenção do estado de greve e retomada de paralisação em cinco dias, caso não seja fechado acordo entre as partes.

Iaci adiantou que a greve já deverá ser suspensa nesta sexta-feira na base do Sindicato da Capital e Região. “A paralisação ocorre apenas por conta da exigência judicial, já que não tivemos nenhuma resposta favorável dos patrões até o momento. Porém, o ponto positivo é a exigência da retomada das negociações, que poderão encerrar o movimento em definitivo desde que haja uma proposta que satisfaça nossas exigências”, sustentou a secretária-geral.

O “estado de greve” fará com que os trabalhos nas agências bancárias sejam retomados normalmente pelos próximos cinco dias, a contar desta sexta-feira. No entanto, a categoria continuará mobilizada para retomar o movimento ao final do prazo, caso os objetivos das negociações não sejam atendidos.

Secretaria de Imprensa e Comunicação