26 de Setembro de 2008 às 12:28

Banqueiros ganham mais, mas querem pagar menos PLR

Lucro cresceu, mas banqueiros não querem novo modelo que tornaria distribuição mais justa

São Paulo – O Comando Nacional dos Bancários apresentou este ano para a federação dos bancos (Fenaban) um novo formato para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com o objetivo de tornar mais justa a distribuição: três salários, mais valor fixo de R$ 3,5 mil sem teto nem limitador. “Tentamos simplificar o modelo e propusemos a alteração porque a regra da PLR, que é a mesma desde 1995, já não acompanha o crescimento do lucro e as constantes alterações nos balanços dificultam o cálculo”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino.

Os bancos, no entanto, insistem em manter a lógica, que esse ano tem mais um agravante. A maior parte dos bancários, de acordo com a proposta dos banqueiros, receberá menos que no ano passado. Isso porque, o valor adicional – que em 2007 chegou a R$ 1,8 mil – está relacionado ao crescimento do lucro. E de acordo com o balanço do primeiro semestre de 2008, os bancos ou não pagam valor adicional ou pagam menos do que pagaram no ano passado (veja tabela abaixo), isso porque, apesar de continuarem crescendo muito, cresceram menos que em 2007 (veja tabela abaixo).

“Se os banqueiros quisessem distribuir parte dos seus lucros com os trabalhadores, de forma justa, aceitariam a mudança proposta pelos bancários. Quase todos os bancos já distribuem dois salários de PLR, porque estão no limite da regra. Distribuiriam três salários, mais o valor fixo de R$ 3,5 mil, simplificando o valor e permitindo ao trabalhador saber quanto receberia, sem surpresas com o balanço”, diz Marcolino.

Adicional (R$)

HSBC
688,51
14,75
l*Dados calculados a partir do lucro do 1º semestre e o total de postos de trabalho divulgados pelas instituições financeiras em junho de 2008.

Obs.: O Banco do Brasil e não consta da tabela por ter regra própria de PLR.

Corresponde a 8% da variação do valor absoluto do crescimento do lucro líquido de 2008, em relação ao de 2007, dividido entre os empregados. Mas, para pagar o adicional, o valor do lucro líquido tem que ser pelo menos 15% maior que o lucro de 2007. Como o crescimento do lucro dos bancos, embora continuem altos, foi menor no primeiro semestre - veja tabela abaixo - o valor adicional também ficou reduzido ou nem vai existir em alguns casos
Variação do lucro (R$ Milhões)
Bancos

36,37