13 de Outubro de 2008 às 11:28

Greve dos bancários atinge 5 mil agências em todo o País

Cresceu em todo o País nesta sexta-feira, 10, a greve nacional dos bancários deflagrada na última quarta-feira. Mais de 5.000 agências de todos os bancos estão paradas nos 27 Estados da federação.

Os trabalhadores realizarão hoje diversas manifestações e passeatas em todo o país. Em São Paulo e em Fortaleza, os bancários se reuniram para passeatas. Alguns sindicatos estão fazendo atividades em homenagem aos bancários do BB, que estão comemorando os 200 anos do banco em meio a uma greve, por conta da falta de respeito com que a empresa trata o funcionalismo.

Os bancários rejeitaram na semana passada proposta de reajuste de 7,5% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por considerá-la insuficiente e não condizente com a alta rentabilidade do setor. Pela proposta, a PLR (participação nos lucros e resultados) seria inferior à paga no ano passado.

As principais reivindicações dos bancários são:
. 5% de aumento real (a proposta da Fenaban é de apenas 0,35%).
. Valorização dos pisos salariais.
. Aumento do valor e simplificação da distribuição da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
. Vale-refeição de R$ 17,50.
. Cesta-alimentação equivalente a um salário mínimo (R$ 415,00).
. Fim das metas abusivas e do assédio moral
. Mais segurança nas agências.
. Mais contratações.

Contraf/CUT