CUT

4 de Junho de 2013 às 19:09

SEEB-CGMS repudia violência contra os índios

CONFRONTO

A morte do índio Terena, Oziel Gabriel, 35 anos, e de dezenas de índios feridos na Fazenda Buriti, na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul chocou a população sul-mato-grossense e todo o país.

No domingo, cerca de 300 índios terena invadiram a fazenda Cambará, vizinha a Buriti, em Sidrolândia. O cacique  da aldeia Lagoinha, Basílio Jorge fala que não houve violência, que a invasão é por mais terra para os “guerreiros” e também por conta da morte de Oziel Gabriel. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região espera que não haja mais abuso por parte de representantes do Poder Judiciário contra os movimentos sociais.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e diretora da CUT, Iaci Azamor Torres, "lastima o fato ocorrido e a forma de como a Justiça encaminhou a reintegração de posse, ordenando usar a força da Polícia Militar do Estado e da Polícia Federal, além da demora de uma solução negociada para a questão indígena."

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir com as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (6), em Brasília. Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), também participarão da reunião os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Eles foram convocados pela presidente para fazer um novo relatório sobre os conflitos indígenas no país e buscar uma solução pacífica. A diretoria do SEEB-CGMS espera que sejam tomadas as devidas providências apurando os fatos e os responsáveis pelo assassinato.