CUT

28 de Fevereiro de 2014 às 07:43

"Unitária" confirma Curso de Formação do Plebiscito da Reforma Política e Plenária para o dia 31 de Março.

ATIVIDADES

Movimentos sociais e sindicais cutistas deliberaram nesta quarta-feira (26) calendário de atividades para o mês de Março.

Escrito por: Karina Vilas Boas – FETEMS e Sérgio Souza Júnior CUT-MS.

O Fórum dos Movimentos Sociais e Sindicais Cutistas de Mato Grosso do Sul a “Unitária” se reuniu no final da tarde, desta quarta-feira (26), na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), para debater questões como Plebiscito pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que está sendo articulado em diversos estados, organizada para debater a necessidade de uma reforma política no Brasil.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o tema é de extrema importância e os movimentos de MS estão se organizando para estar dentro desse processo. “O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo e é isso que queremos, portanto estamos somando a milhões de brasileiros na luta pela Reforma Política e esse momento nosso aqui é para nos organizarmos e definirmos como vamos participar deste processo”, afirma.

Segundo o presidente da CUT/MS (Central Única dos Trabalhadores), Genilson Duarte, Precisamos mudar “as regras do jogo”, mudar o Sistema Político Brasileiro. “Isso só será possível se a voz dos milhões forem ouvidas. Como não esperamos que esse Congresso “abra seus ouvidos” partimos para a ação, organizando um Plebiscito Popular que luta por uma Assembleia Constituinte, que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro, pois somente através dessa mudança será possível alcançarmos a resolução de tantos outros problemas que afligem nosso povo”, disse.

Os movimentos sociais de Dourados enviaram informes de que no dia 15 de Março, realizarão uma atividade de formação, sobre o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva sobre o Sistema Político, abordando temas como o financiamento público de campanha versus financiamento privado, entre outros.

Os movimentos definiram que no dia 31 de março realizarão uma grande Plenária de formação do Plebiscito e de debate sobre o projeto a ser defendido para MS e para o Brasil neste ano decisivo para o país, que é quando o povo vai as urnas escolher os seus representantes. Segundo o Fórum a data foi escolhida como forma de protesto e reafirmação contra qualquer forma de Ditadura, já que nesse dia se completa 50 anos do Golpe Militar de 1964.

Esta é uma fase inicial dos trabalhos referentes ao plebiscito, cada estado do país vai organizar pelo ao menos um ato de formação e vai buscar também, organizar Comitês por cidades e regiões, no sentido de cada vez mais democratizar e espalhar nas cidades a necessidade de debatermos o tema a fundo.

Estavam presentes nesta reunião da “Unitária”representantes da CUT-MS, SINTSS-MS, FETEMS, MST, FETRICOM, Sindicato dos Bancários (SEEB-CG), CEDAMPO, MOVIMENTO NEGRO, SINTES, REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ - RECID, COMISSÃO DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA (CMUJ/MS), MMC, SISTA-UFMS, CDDH MARÇAL DE SOUZA TUPÃ I, FÓRUM DE JUVENTUDES, Conselho Estadual do Povo Terena, MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES.