15 de Agosto de 2012 às 09:31

Pesquisa mostra piores e melhores bancos na avaliação dos clientes

Qualidade

Uma pesquisa feita pela associação de consumidores Proteste detectou os principais problemas que causam insatisfação dos consumidores com os bancos. Os clientes avaliaram conta corrente, cartão de crédito, crédito imobiliário e crédito pessoal.

Uma das reclamações se refere ao cartão de crédito. Os aspectos mais negativos são os juros cobrados no crédito rotativo (quando o cliente não paga na data de vencimento). O banco com pior avaliação foi o Citibank, que recebeu nota 29. O que se saiu melhor foi o Banrisul, com 51. O Citibank não havia comentado a pesquisa até a conclusão desta reportagem.

A nota máxima é 100. Quanto maior a nota melhor o desempenho.

O crédito pessoal foi outro dos problemas levantados. Os clientes reclamaram das taxas de juros e do valor das parcelas. Os piores lugares ficaram com o HSBC e o Santander, com 47 pontos. Os melhores foram a BV Financeira e a Caixa, com nota 58. O HSBC disse que "as taxas publicadas são de referência e variam de acordo com a evolução do mercado financeiro".

No item conta corrente, de nove quesitos avaliados, o Santander teve a pior nota em oito. O banco disse que não recebeu a pesquisa, mas que está atento aos clientes. "O Santander informa que não teve acesso ao resultado da pesquisa da Proteste e nem aos critérios usados. O banco reforça seu compromisso com o atendimento e transparência na comunicação com seus clientes."

A Proteste ouviu 5.095 clientes de bancos. Os dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado.

A Caixa Econômica Federal, considerada a pior no item segurança de conta corrente na internet, disse que não iria comentar a pesquisa. Outras instituições financeiras citadas como piores ainda não se pronunciaram.

A oferta excessiva de crédito e a falta de informação detalhada ao consumidor são, para a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, os principais problemas apontados pela pesquisa.

"O consumidor que está entrando no mercado de consumo agora está ávido por comprar e isso faz com que, sem a informação adequada, ele acabe se endividando."

O diretor de autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Gustavo Marrone, reconhece que os bancos ainda precisam aperfeiçoar as informações sobre crédito.

"Desde que começamos a fazer a autorregulação do setor, há três anos, caíram muito nos Procons, por exemplo, as reclamações sobre dificuldades no encerramento da conta e sobre o atendimento pelo telefone. Nosso maior desafio hoje é com relação ao crédito. Precisamos aperfeiçoar a forma de mostrar a informação sobre crédito ao consumidor, até para que ele possa comparar melhor."

Veja os principais problemas e as notas dos melhores e piores bancos, segundo os dados da Proteste:

CARTÃO DE CRÉDITO

Juros no rotativo

Melhor: Banrisul (nota 51)
Pior: Citibank (nota 29)

Taxas para sacar dinheiro em caixas 24 horas

Melhor: Banrisul (nota 53)
Pior: Citibank (nota 42)

CRÉDITO PESSOAL

Taxas de juros e valor das parcelas

Melhores: BV Financeira e Caixa Econômica Federal (nota 58)
Piores: HSBC e Santander (nota 47)

Informação pré-contratual

Melhores: BV Financeira e Banco do Brasil (nota 67)
Pior: Santander (nota 57)

CUSTO DE MANUTENÇÃO DA CONTA-CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 59)
Pior: Santander (nota 48)

INTERNET BANKING/SEGURANÇA - CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 80)
Pior: Caixa (nota 67)

ASSISTÊNCIA AO CLIENTE - CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 70)
Piores: Caixa e Santander (nota 58)

INFORMAÇÕES SOBRE TAXAS - CONTA CORRENTE
Melhor: Banrisul (nota 60)
Pior: Santander (nota 51)

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