18 de Setembro de 2019 às 12:25

Ação movida pelo sindicato garante R$ 3 milhões e adicional de função para bancários da Caixa

Vitória

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, por meio da assessoria jurídica, conseguiu decisão favorável da Justiça do Trabalho que garante o pagamento quebra de caixa para bancários da Caixa Econômica Federal. Os pagamentos já estão sendo feitos e beneficiam 17 pessoas, num total de R$ 3.052.915,79.

A indenização é referente ao período de 2005 e 2009 e contempla o cargo de Avaliador de Penhor que atua na base do SEEBCG-MS.

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos do SEEBCG-MS, Orlando de Almeida, os avaliadores de penhor também trabalhavam com manuseio de dinheiro dentro do banco, mas não recebiam o adicional da função.

“A quebra de caixa é um complemento que o bancário que trabalha no caixa recebe pela responsabilidade e eventual falta de dinheiro que venha a ocorrer. Mesmo não trabalhando como caixa, o avaliador de penhor também mexe com numerários e dinheiro, com o risco de quebra de caixa, mas sem receber o adicional da função. Por isso, se fez necessário a indenização, bem como o reconhecimento deste adicional de função”, pontuou Orlando.

Segundo o advogado responsável pelo caso, Alexandre Cantero, a partir de agora, o adicional da função será incluído no holerite mensal dos avaliadores de penhor da Caixa.

“Após uma década de batalha judicial em todas as instâncias, alcançamos o êxito de incorporar a parcela de quebra de caixa no salário dos funcionários da Caixa que exercem a função de Avaliador de Penhor. Já soma cerca de dez milhões em reais devolvidos aos bancários este ano, considerando a ação ganha para o Banco do Brasil no início do ano e agora da Caixa”, destaca o advogado.

Sindicato já iniciou o pagamento das indenizações aos bancários

O sindicato está realizando o pagamento das indenizações, referente a parte incontroverso, em que o banco reconhece o valor devido, que é o montante de R$ 2,6 milhões. A ação judicial continua discutindo outros valores, pois a entidade sindical entende que ainda há valores a serem apurados.

Para a presidente do SEEBCG-MS, Neide Maria Rodrigues, o resultado positivo desta ação reforça que é necessário que os bancários se unam ao sindicato para que possam garantir os seus direitos.

“É importante que os trabalhadores confiem no sindicato, pois é ele que está à frente para lutar pelos direitos dos trabalhadores. Esta é uma grande conquista da categoria, pois os bancários tinham um trabalho que merecia esse complemento de quebra de caixa e os bancos se negavam a pagar. É um processo demorado, mas sempre vitorioso quando tem um sindicato forte, em que a categoria massivamente é associada e confia”, completou Neide.

O secretário de Assuntos Jurídicos do SEEBCG-MS também destaca a importância desta conquista para a categoria.

“O sindicato dos bancários preocupado em resguardar o direito desses trabalhadores foi muito firme em pugnar por esse direito e garantir a quebra de caixa para esses trabalhadores, além das indenizações. O sindicato trabalha sempre sob o âmbito jurídico para resguardar os direitos dos bancários”, concluiu.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS