24 de Maio de 2019 às 09:48

Bancários celebram 60 anos do sindicato com resgate histórico e confraternização

60 anos

A comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região reuniu diretores, ex-presidentes, bancários e representantes de outras categorias, na sede da instituição, nessa quinta-feira (23). Na confraternização, os diretores resgataram a história do sindicato, fundado em 25 de maio de 1959.

O presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, destacou momentos históricos importantes, como a primeira greve dos bancários de Campo Grande realizada em 1963. “O banco Financial e o banco Lavoura fizeram uma pressão muito grande para que os trabalhadores não fizessem greve. Então, foi um momento difícil, véspera do golpe de 1964. Mas os bancários tiveram a coragem de fazer esse enfrentamento. E foi através dessa coragem da categoria para a luta, que conseguimos tantos direitos e conquistas  ao longo dos anos”, avaliou.

A perspectiva histórica foi apresentada também por Anízio Pereira Tiago, que esteve a frente do sindicato por dois mandatos (1986-1989 e 1989-1993). O ex-presidente lembrou os impactos do regime militar, instalado no país cinco anos depois da fundação do SEEBCG-MS.

“O regime militar não extinguiu os sindicatos, mas moldou uma estrutura para que os representantes sindicais fossem submissos ao regime, de forma que eles fossem apenas confirmadores das decisões que o regime militar impunha à classe trabalhadora, por exemplo, a gente tinha tabelamento de salário e, quando o governo anunciava um novo salário, cabia ao sindicato apenas avisar os trabalhadores”, lembrou.

Anízio Pereira também falou da participação do Sindicato dos Bancários de Campo Grande no movimento “Fora Collor” e dos desafios que a categoria está enfrentando nos últimos anos, como reforma trabalhista, terceirização e reforma da previdência.

Os ex-presidentes do SEEBCG-MS, José Carlos Rodrigues, José Aparecido Clementino Pereira e Iaci Azamor Torres, também participaram da comemoração.

Conquistas

Na ocasião, foi lançada uma revista sobre os 60 anos de fundação da entidade sindical, que traz um resumo sobre as lutas e um cronograma com as conquistas dos bancários ao longo das seis décadas.

“Os bancários mais antigos têm a percepção de que foi com luta que nós conseguimos esses direitos, mas os bancários mais novos acham que são benefícios que os bancos deram. Então, nós precisamos resgatar essa história. Auxílio-creche, PLR, abono, são conquistas do movimento sindical bancário”, afirmou a secretária de finanças do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que vai assumir a presidência do sindicato no dia 1º de julho.

Representantes sindicais

O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Ronaldo Ferreira, falou sobre a parceria entre as entidades na defesa dos trabalhadores. “Ter um sindicato igual o de Campo Grande que está se mostrando com bastante demanda e luta é muito bom. Nos últimos anos, tivemos uma aproximação maior principalmente por conta da filiação na mesma federação [Fetec], sintonizando nossas pautas e nossas lutas”.

O presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, destacou a união e a força dos bancários durante esses 60 anos de história. “Se já foi um desafio para muitos trabalhadores, imagina para a categoria bancária que passou por muitas transformações, através da tecnologia. Mesmo passando por tudo isso, sempre foi uma categoria de luta, sempre foi vanguarda nos movimentos, defendendo o trabalhador”.

Também participaram da cerimônia o presidente do Sindsep-MS, Adilson Nascimento dos Santos; o presidente da Apcef/MS, Jadir Fraga; e o representante da CUT, Wilson Gregório.

Manutenção de direitos

O secretário de Assuntos Jurídicos do SEEBCG-MS e representante da Contraf-CUT, Orlando de Almeida Filho, explicou que a comemoração é uma forma de dialogar com os trabalhadores e reforçar a luta pela manutenção de direitos.

“É um momento de comemoração, mas também de resistência, para mostrar que o sindicato continua na luta, reafirmando seu compromisso com a classe trabalhadora, em defesa dos interesses da sociedade e da democracia. O sindicato dos bancários continuará firme e forte, com muita persistência, ao lado do trabalhador”.

Após a cerimônia com a mensagem dos dirigentes sindicais, teve um coquetel e apresentação cultural com Fábio Kaida (harpa) e Julio Barrios (violão). Para encerrar a noite, foi servido um bolo em comemoração aos 60 anos do SEEBCG-MS.

Desafios futuros

Para o presidente do sindicato, resgatar a história da instituição é uma forma de fortalecer ainda mais a categoria para enfrentar os desafios dos próximos anos.

“Precisa ter essa conscientização de que cada um tem que contribuir, tem que lutar, cobrar dos seus representantes, seja no sindicato ou na política. É difícil só as entidades sindicais conseguirem barrar a reforma da previdência, por exemplo. É o momento da classe trabalhadora estar unida, participar dos seus sindicatos, das decisões, opinar, nas redes sociais, nas assembleias, nas audiências públicas em prol do bancário e do trabalhador em geral”, avaliou Edvaldo Barros.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação