22 de Outubro de 2007 às 22:59

Bancários recebem primeira parcela da PLR e adicional

Confira uma simulação de quanto deve ser creditado para cada faixa salarial

São Paulo - O Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban) assinaram na quinta, dia 18, acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para a distribuição da Participação nos Lucros e Resultados e para o valor adicional.

A PLR é composta por 80% do salário mais o fixo de R$ 878 na regra básica (teto de R$ 5.826). Os bancos que ao calcularem a distribuição não atingirem 5% do lucro líquido, devem majorar o valor até chegar a dois salários, com teto de R$ 11.652.
Já o valor adicional à PLR é de até R$ 1.800, dependendo do crescimento do lucro de cada banco. Esse adicional é pago acima da regra da PLR e sem desconto de programas próprios de remuneração.

Pagamento – Os bancários recebem agora a antecipação de 50% da PLR (40% do salário mais R$ 439) e de seu adicional com valor de até R$ 900 – veja nos quadros abaixo a simulação de quanto o bancário de cada banco deve receber. A outra metade será paga até março de 2008.

Os bancários do Santander receberam na sexta, dia 19. A Nossa Caixa, Real ABN, CitiBank e o Safra creditam no dia 25 – os funcionários do Safra recebem apenas o adicional, pois a PLR já foi antecipada. O Itaú, Unibanco, Bradesco e HSBC fazem o pagamento até o dia 26 de outubro.

Entenda o debate - A CCT, que garante o reajuste de 6% nos salários, pisos e verbas, 13ª cesta-alimentação, além das cláusulas sociais, de segurança e de condições de trabalho foi assinada no dia 11 de outubro.

Já o acordo da PLR, por força de legislação, é feito separadamente. Historicamente, desde que foi conquistada em 1995, as assinaturas ocorriam na mesma data. Neste ano, no entanto, ocorreram problemas de redação que adiaram a assinatura. "Tanto a convenção coletiva quanto o aditivo de PLR abrangem os trabalhadores em todo o país. Somos a única categoria a ter instrumento tão importante", afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Os bancários recebem o reajuste de 6% retroativo a 1º de setembro e têm direito a diferenças nos salários, pisos e verbas. Já a 13ª cesta-alimentação, R$ 252,60, tem de ser creditada até novembro.

Federais – O Banco do Brasil creditou a PLR no dia 12. Os bancários do BB receberam no mesmo formato semestral do ano passado: 4% do lucro líquido distribuído linearmente (R$ 1.169), mais R$ 439 fixos e um percentual de no mínimo 40% do salário bruto. A Caixa creditou 50% da PLR na segunda, dia 22.

Unibanco – Até as 18h desta segunda-feira, dia 22, Unibanco não havia confirmado o valor do adicional à PLR que será creditado até o dia 26.

Bradesco, Santander, Itaú, Real e Safra (R$)
Faixas salariais 50% da PLR
(40% do salário +439)