7 de Fevereiro de 2017 às 11:04

Caixa segue o caminho do BB e anuncia corte de 10 mil funcionários

PDVE

Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

A Caixa Econômica Federal anunciou nessa segunda-feira (6) uma reestruturação que deve atingir 10 mil funcionários. Com a adesão do Plano de Demissão Voluntária Extraordinária (PDVE), a Caixa segue o Banco do Brasil e outras estatais em um movimento para enxugar o número de funcionários e aderir à privatização.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região está preocupado com essa medida do banco, já que a situação atual é de adoecimentos com o déficit no quadro de funcionários em todo país.

“Com a adesão ao PDVE, os trabalhadores que continuarem no banco ficarão ainda mais sobrecarregados. O enxugamento de funcionários também prejudica o atendimento ao cliente e não há nenhuma previsão de concurso para mais contratações. É inadmissível que a Caixa insista no argumento de que não precisa de mais empregados. Temos que reagir e lutar para as vagas deixadas sejam repostas”, destaca o secretário de Esportes e Lazer do sindicato e funcionário da Caixa, Jadir Fragas.

Os empregados que aderirem ao programa deverão efetivar o desligamento da empresa no período de 14 de fevereiro a 8 de março de 2017. A Caixa está propondo como incentivo financeiro para os desligamentos 10 remunerações base do empregado, considerando data de referência 31 de janeiro deste ano. O banco ainda propõe a manutenção por tempo indeterminado do Saúde Caixa para os trabalhadores já aposentados pela Previdência Social ou que vão se aposentar até 30 de junho, e para os admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o plano de saúde. Nos demais casos, o plano será assegurado por apenas 24 meses.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG