20 de Fevereiro de 2020 às 10:21

Canal para atender bancárias vítimas de violência é vitória para categoria em MS

Movimento Sindical

Mato Grosso do Sul é um estados com alto índice de casos de violência contra mulher. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça de MS, fez um levantamento da quantidade de denúncias recebidas pelo Poder Judiciário em 2019 e constatou um número alarmante: somente no ano passado foram 96 denúncias de feminicídio, dentre as quais 30 foram de fatos consumados e 66 foram na forma tentada. 

Ainda conforme relatório do Tribunal de Justiça de MS, das 96 denúncias, 24 das vítimas registraram boletim de ocorrência e solicitaram medidas protetivas. No entanto, outras 71 sequer haviam denunciado eventuais crimes anteriores praticados por seus algozes.

E esta realidade também pode circundar trabalhadoras bancárias, já que a violência contra a mulher atinge todas as classes sociais. Por isso, foi tão importante a conquista da criação, por parte dos bancos, de um canal de atendimento a bancárias vítimas de violência. Essa reivindicação foi atendida pela Fenaban em reunião, nessa quarta-feira (dia 19), com o Comando Nacional dos Bancários.

“Essa é uma boa notícia, em especial, para as bancárias de Mato Grosso do Sul. Em 2019, o Estado figurou entre os três maiores estados com denuncias de violência contra mulher. Não temos como saber se há bancárias entre elas, mas agora passaremos a saber, e com isso  poderemos pensar em ações de apoio a essas mulheres”, comentou a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que estava presente na reunião com os bancos.

 

Ficou acordado que a Fenaban irá construir uma proposta e enviar ao Comando já na próxima semana, para dar início às discussões para a construção deste canal, que tem data indicativa de lançamento no dia 11 de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros