5 de Agosto de 2019 às 16:00

Lideranças e bancários aprovam diretrizes para CCT da categoria e calendário de lutas

Nossa Luta é

A 21ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou, neste domingo (4), as resoluções que vão nortear o movimento sindical bancários no próximo período. Os textos são resultados dos debates acumulado nas conferências estaduais e regionais e durante os três dias de evento, que reuniu mais de 600 delegados sindicais na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

 

Representando os bancários e bancárias da base do SEEBCG-MS, participaram os diretores Neide Rodrigues, Rubens Jorge Alencar, José dos Santos Brito, Luciana Rodrigues e Leila Cristina de Oliveira, além dos bancários que estavam no Conecef: Larte Romero, Maíra Martins, Marileda Ourives e Everton José Gaeta Espindola.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, além de debater os problemas enfrentados pela categoria no dia a dia, a conferência foi importante também para discutir o momento político do país.

“Discutimos a conjuntura do país, e como o atual momento político pode afetar os direitos de todos os trabalhadores, inclusive os bancários. A conferência mostrou a importância de união da categoria contra os retrocessos, como a reforma da previdência e o trabalho aos finais de semana. E saímos da conferência com um direcionamento e calendário de lutas em defesa dos nossos direitos, dos bancos públicos e da soberania nacional”, acrescentou.

Na Conferência, foram aprovadas a defesa da mesa única, da CCT e dos acordos coletivos nacionais, reafirmando a importância da unidade nacional da categoria. As resoluções aprovadas abordam sobre as mobilizações contra a Reforma da Previdência e contra a MP 881, que libera o trabalho aos sábados e domingos e feriados; em defesa da unidade da categoria bancária e da mesa única de negociação, em defesa da saúde, da soberania nacional e da liberdade de imprensa, entre outras.

Os delegados e delegadas aprovaram a participação nas atividades do calendário de luta das centrais sindicais, como as manifestações contra a reforma da Previdência (6/8) e em defesa da Educação (13/8).

 

Banco do Brasil

O 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) aconteceu nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo, com o tema “Em defesa do Banco do Brasil e dos seus funcionários na era digital e da privatização”. O encontro reuniu cerca de 260 participantes e, representando o SEEBCG-MS, participaram do congresso os diretores Rubens Jorge Alencar e Luciana Rodrigues.

 

Entre as resoluções aprovadas estavam debater as condições de trabalho de home office e teletrabalho, com o objetivo de proteger as bancárias e bancários; aumentar a luta contra a reforma da previdência; reforçar a mesa dos bancos incorporados para melhorar o regulamento dos planos e que sejam administrados pela Previ.

A plenária final também aprovou a inclusão no 31º CNFBB a pauta das mulheres, LGBT, negros e pessoas com deficiência (PCD); aumentar os debates sobre mulheres e negros nos sindicatos e que esses debates reflitam no congresso; reivindicar e lutar para que as mulheres militantes não sofram preconceitos nos locais de trabalho e garantir locais de amamentação em todos os postos de trabalho.

Segundo o secretário geral do sindicato e bancário do BB, Rubens Jorge Alencar, mais do que nunca os bancários e a classe trabalhadora precisam estar unidos para a defesa e manutenção de seus direitos.

“No congresso deste ano ficou bastante evidente e expresso, nos diversos painéis constituídos de representações nacionais, da CASSI, PREVI, ANABB, CONTRAF, FETEC e demais entidades representativas e sindicais dos bancários, o quanto estamos expostos aos ataques, aos nossos direitos, quer seja pelo Banco ou Governo. Precisamos, como nunca antes da união de todos bancários e de força política, para fazermos frente ao nosso mote em defesa do Banco do Brasil e dos seus funcionários na era digital e da privatização”, destacou.

Os delegados aprovaram ainda o calendário de lutas específico do BB:

  • 9/8 – Dia Nacional de Luta contra a reestruturação
  • 22/8 – Dia de Luta pela Cassi
  • Setembro – Plenária e atividades em locais de trabalho em defesa da Cassi
  • Encontro Nacional sobre a Cassi
  • Abaixo-assinado contra a cobrança de 1/24 avos acumulado e aumento da coparticipação na Cassi

Caixa

Reunindo 272 delegados, o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) aconteceu nos dia 1 e 2 de agosto, em São Paulo. Os delegados Larte Romero e Maíra Martins representaram o SEEBCG-MS no congresso, além dos bancários convidados: Marileda Ourives e Everton José Gaeta Espindola.

 

Com o slogan “Todos contra o retrocesso”, a categoria aprovou a pauta de reivindicações, reafirmando questões como a defesa da Caixa 100% pública, do Saúde Caixa e da Funcef, contratação de mais empregados e melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e do GDP (programa de gestão de desempenho), combate ao descomissionamento arbitrário, dentre outras.

Para o diretor do SEEBCG-MS e bancário da Caixa, Laerte Romero, a motivação e o engajamento de todos os empregados da Caixa é fundamental para a manutenção do banco 100% público.

“Este é um importante fórum de discussão dos empregados da Caixa, é onde definimos e alinhamos as estratégias de luta da categoria através de debates, troca de informações, estudos e palestras e, assim, definimos nossa pauta de reivindicações. Os bancários possuem mais de 30 anos de luta, não vamos aceitar as imposições desse governo privatizante que está promovendo um grande desmonte em nossa empresa”, pontuou.

Os delegados aprovaram também o calendário de lutas específico da Caixa:

  • Campanha Nacional de defesa do Saúde Caixa para todos
  • Conversar com os parlamentares defendendo a aprovação do PDC 956/2008 da deputada Érica Kokay, que susta a resolução 23 da CGPAR
  • 14/8 – Atos pelo Saúde Caixa
  • 4/9 – Atividades contra a reestruturação e em defesa do Saúde Caixa
  • Campanha contra o fechamento de unidades envolvendo a população das agências afetadas
  • Audiência Pública em todos os estados e municípios em defesa dos bancos públicos
  • 7/10 – Apoiar a luta pela moradia
  • Aproveitar o público que está indo às agências da Caixa para sacar o FGTS e fazer campanhas em defesa dos bancos públicos e do FGTS

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (com informações da Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e SP Bancários)

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros