17 de Setembro de 2019 às 18:08

Publicação apresenta realidade das mulheres no trabalho e na sociedade

Campanha de Valorização da Diversidade

A Contraf-CUT disponibilizou a edição Mulheres do InfoPress da Campanha de Valorização da Diversidade. O material apresenta a realidade das mulheres no trabalho e na sociedade, além de seu protagonismo na luta em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de 2017, o rendimento médio das mulheres é de 22,3% do salário dos homens no setor bancário.

De acordo com os relatórios de sustentabilidade dos maiores bancos do país, além das diferenças salariais, o que se observa nos bancos é uma participação pequena de mulheres nos cargos de direção e nos conselhos de administração. Em torno de 80% a 88% desses altos cargos são ocupados por homens, ou seja, quase não se encontram mulheres nesses grupos ocupacionais.

A Campanha de Valorização da Diversidade visa promover políticas inclusivas e oportunidades igualitárias no setor bancário. Neste ano, a novidade é a criação do Agente da Diversidade, que será responsável por levantar debates em defesa dos direitos e em apoio à diversidade nos locais de trabalho, orientar e denunciar situações de discriminação e preconceito.

Leia o InfoPress da Contraf-CUT: