29 de Janeiro de 2019 às 10:38

Revista da Contraf traz balanço da Campanha Nacional 2018

Movimento Sindical

A Contraf-CUT está disponibilizando para todos os trabalhadores das instituições financeiras a Revista dos Bancários. O material trata da unidade e resistência dos trabalhadores na Campanha Nacional 2018, a primeira após a aprovação da reforma trabalhista.  Presidentes dos sindicatos dos bancários de todo o Brasil participaram da Revista.

Para a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, os trabalhadores já vinham perdendo direitos, empregos, massa salarial e poder de compra.  “A vitória foi obtida com muita luta, depois de 10 rodadas de negociações. O resultado somente foi possível devido ao acerto na estratégia adotada, com a antecipação da campanha e a unidade nacional, que se manteve firme em seus propósitos de manutenção dos direitos e aumento real”, afirmou.

Além da CCT com aumento real e manutenção de direitos até 2020, os bancários garantiram ainda a manutenção da mesa única de negociação, com bancos públicos e privados; a manutenção da PLR integral para bancárias em licença-maternidade, ou adotantes, e para os afastados por doença ou acidente; Saúde Caixa para todos e sem aumentos no valor pago pelos bancários; manutenção da PLR Social e o direito a parcelar em até três vezes o adiantamento de férias.

O presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, também participou dessa edição da Revista dos Bancários e, segundo ele, o resultado da Campanha Nacional foi fruto de muita luta, organização e união da classe bancária.

“Com a aprovação da reforma trabalhista, sabíamos que o cenário seria desfavorável para os trabalhadores. Sentimos isso nas negociações de 2018, com ameaças de retirada de direitos conquistados ao longo dos anos, e no dia a dia, o bancário também sentiu na pele os efeitos da reforma, com cobrança de metas, assédio, demissões e até fechamento de postos de trabalho e agências. Mas, com luta, organização e unidade renovamos nossos acordos sem nenhum direito a menos”, pontuou.

A Revista dos Bancários da Contraf-CUT pode ser lida na íntegra clicando na imagem abaixo.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS com informações da Revista dos Bancários