11 de Dezembro de 2019 às 08:34

Saúde Caixa: Conselho de Usuários se reúne nesta quinta

Caixa

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa se reúne, nesta quinta-feira (12), em Brasília. Criado em 2004, o Conselho de Usuários do Saúde Caixa é uma conquista da nossa luta e um instrumento essencial para o acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde por parte dos empregados da Caixa. Suas reuniões, de acordo com norma prevista em estatuto, são realizadas a cada três meses.

A primeira surpresa para esta reunião foi a Caixa tentar reduzir o tempo de duração. O padrão sempre foram reuniões de pelo menos 6 horas, dado toda a complexidade dos assuntos. Nesta vez, a Gerência Nacional de Plano de Saúde (GESAP) tentou diminuir para 4 horas, o que foi rechaçado pelos conselheiros. Graças a pressão, foi mantida o tempo de reunião, que ocorrerá das 10h às 17h.

“Além de todos os problemas ocasionados por normas governamentais, criadas por uma política claramente contra a pauta do trabalhador, ainda surgem situações que desgastam os fóruns já instituídos para discutirmos a situação do nosso plano de saúde. Ora, os conselheiros saem de todo canto do território para, seriamente, discutirem os interesses dos usuários, sabem da necessidade do resultado positivo destas reuniões e ficam surpresos com a falta de importância dada pela Caixa ao trabalho realizado nesta instância. Com várias respostas pendentes de reuniões passadas, como a publicação das alterações do Rh 221, a Caixa dificulta o trabalho do Conselho, quatro horas não seriam suficientes para o debate”, afirma Coordenadora do Conselho de Usuários, Zuleida Martins Rosa.

“Tanto o Conselho dos Usuários, como o GT Saúde Caixa têm papel importante, não só na manutenção e construção do nosso plano de saúde, mas levam importantes contribuições para que a CEE/Caixa efetivamente negociei com o banco, o Saúde Caixa. Temos que valorizar esses espaços de debates e através deles pautar a empresa. Saúde Caixa é uma conquista dos empregados da Caixa e não só temos que lutar para mantê-lo conforme os princípios nos quais ele foi construído, mas também avançarmos para que os empregados admitidos após 31 de agosto de 18 também tenham esse direito. Isso é importante não só para isonomia, mas para própria sustentabilidade do plano de assistência à saúde. Estaremos acompanhando os desdobramentos da reunião do Conselho de Usuários desta semana bem como a reunião do GT Saúde Caixa, previsto para a próxima semana” ressaltou Fabiana Uehara Proschodlt, secretária da Cultura e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco.

Pontos que comporão a pauta da 12ª Reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa são:

• 1. Apresentação do Relatório atuarial 2019/2020.
  • 2. Data para divulgação das alterações do RH221
  • 3. Esclarecimento sobre o motivo da não cobrança dos valores do Saúde Caixa, na folha de pagamento do mês de novembro.
  • 4. Origem dos dados utilizados para formar o saldo negativo de 2004 (das tabelas apresentadas nas palestras e lives por essa Gesap): esses números estão acrescidos do benefício de custeio assistencial do Saúde Caixa?
  • 5. Apresentação de iniciativas/soluções para melhorar o credenciamento de profissionais em áreas populosas/grandes cidades para atendimento normal e de PCMSO. Em alguns casos, os empregados de determinadas agências estão se deslocando dezenas de quilômetros, até a cidade vizinha, para realizar o periódico.
  • 6. O término do convênio do INSS e a Funcef e o fim do pagamento dos proventos dos aposentados e pensionistas e seu impacto nas cobranças do Saúde Caixa.
  • 7. Sistema SIAGS que desde a sua implementação apresenta inúmeras deficiências. Bem como esclarecimentos sobre o grupo multidisciplinar que foi criado em abril para tratar dessas fragilidades.

Fonte: Contraf-CUT