2 de Outubro de 2019 às 12:24

SEEBCG-MS adere à campanha de conscientização do Outubro Rosa

Câncer de Mama

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região aderiu à campanha de conscientização do “Outubro Rosa” e mudou o layout do site para a cor “rosa” durante o mês de outubro. O câncer de mama é o que causa mais mortes por câncer em mulheres no Brasil.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é que 59.700 casos da doença sejam diagnosticados este ano. Em 2017, foram registradas 16.724 mortes em decorrência do câncer de mama.

O objetivo da campanha do “Outubro Rosa” é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, explica que o sindicato apoia a campanha justamente para alertar as bancárias e os familiares sobre a doença. “As mulheres vivem em uma rotina acelerada dentro do banco, às vezes até estressante, e deixam a questão da saúde em segundo plano. Precisamos nos olhar, nos cuidar, monitorar nossas mamas, fazer os exames de rotina”, destaca a presidente.

Os principais sinais do câncer de mama são a presença de um caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações podem ser identificadas pelas próprias mulheres por meio da observação e palpação das mamas ou por exame clínico realizado por um médico ou enfermeiro. A doença também pode ser diagnosticada por meio da mamografia. Para as mulheres entre 50 e 69 anos, a recomendação é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos.

A secretária de administração e patrimônio do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues, destaca a importância do diagnóstico precoce. “Infelizmente, essa é uma doença cada vez mais comum. Precisamos ir ao médico com frequência, porque as chances de cura são bem maiores quando o câncer é descoberto no começo”, comenta Luciana.

Não há uma causa única para o aparecimento do câncer de mama. Entre os fatores de risco estão: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, histórico familiar e questões hormonais como não ter tido filhos, ter a primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado.

Com informações do INCA