8 de Março de 2010 às 10:18
Compartilhe
Em 2010 comemoramos o centenário da proposta da criação do Dia Internacional da Mulher. É um momento ideal para a sociedade analisar e conhecer a trajetória do reconhecimento do valor feminino, no que diz respeito à igualdade social. No texto abaixo, saiba por que a data 08 de março representa o Dia Internacional da Mulher.
No século XVIII as mulheres estavam submetidas a um sistema de trabalho desumano: as jornadas normalmente chegavam a 12 h diárias e as trabalhadoras estavam diuturnamente expostas a ameaças de espancamento ou de violência sexual.
A partir de 1.789, com a Revolução Indsutrial, ganhou força o moviemento de reivindicações de condições mais justas e igaulitárias paras a s mulheres no emrcado de trabalho.
O ápice do movimento aconteceu no dia 8 de março de 1857, quando um grupo de 129 tecelãs da Cotton, uma fábrica do Estado Americano de Nova York, decidiram paralisar as atividades, reivindicando a redução da jornada de trabalho menor. Foi a primeira grande greve conduzida apenas por mulheres nos Estados Unidos.
A manifestação foi duramente repreendida pela polícia. Levando as operárias a se refugiar dentro da fábrica. Os donos da empresa, então, trancaram as mesmas no prédio e atearam fogo. Todas as grevistas morreram carbonizadas.
Há cem anos, em 1910, a II Conferência Internacional das Mulheres realizada na Dinamarca, deliberou que o dia 8 de março passasse a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às operárias de Nova York. A data de difundiu sendo adotada praticamente em todo o mundo.