13 de Julho de 2023 às 18:58
Congressos CUT
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vai realizar entre os dias 19 e 22 de outubro na cidade de São Paulo, o 14º Congresso Nacional (Concut). O evento reunirá representantes sindicais de todo o país para discutir os desafios enfrentados pela classe trabalhadora e propor estratégias de atuação.
Com o tema "Luta, direitos e democracia que transformam vidas", o encontro marcará os 40 anos da maior central sindical do Brasil e tem como objetivo refletir sobre a trajetória da CUT ao longo das últimas quatro décadas.
Para representar o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, foram eleitos, em junho, como delegados(as): Neide Rodrigues e Orlando de Almeida, como titulares, e José dos Santos Brito e Patricia Soares, como suplentes para participar do evento.
Serão discutidos temas como a garantia de melhores condições de trabalho, a valorização dos sindicatos e a importância da participação ativa dos trabalhadores na construção de uma sociedade justa.
“O Congresso Nacional é um marco fundamental para o movimento sindical, e a comemoração dos 40 anos da CUT acrescenta ainda mais significado a esse evento. Nossa central sindical tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores, e o congresso é um espaço de reflexão, debate e fortalecimento das lutas em curso”, disse a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
Alinhado às atividades, a CUT lançou nesta quinta-feira (13), um site que reúne dados dos congressos das CUTs estaduais, a história das 13 edições anteriores e uma galeria com fotos e vídeos históricos do evento, além de outras informações.
Para o 12º CECUT/MS (Congresso Estadual da CUT), que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, em Campo Grande-MS, foram eleitos os delegados(as): Rubens Alencar, José dos Santos Brito, Everton Espindola, Cleber Rodrigues, Laerte Romero, Luciana Rodrigues, Patricia Soares e Marcley Telles, e, como suplente, Marluce Freire. Os delegados natos para o congresso são: Neide Rodrigues, Carlos Rolon e Orlando de Almeida, que fazem parte da diretoria da CUT-MS.
O evento vai discutir a situação socioeconômica, além de eleger um novo conselho estadual e definir o plano de lutas e as estratégias da central e suas entidades filiadas para o período de 2023/2027.
Nos congressos, os delegados eleitos irão defender a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical; a reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania e o desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/14o-congresso-nacional-da-cut-sera-realizado-em-outubro/