29 de Agosto de 2023 às 19:28

Agosto Lilás: SEEBCG-MS vai implementar projeto para atendimento às bancárias vítimas de violência

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é o mês de conscientização e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Para dar apoio às vítimas da categoria bancária, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região está em fase de implantação do projeto Basta! Não Irão Nos Calar!”.

Esse programa vai oferecer acolhimento e atendimento jurídico gratuito para bancárias e dependentes vítimas de violência doméstica e de gênero. Por meio da Contraf-CUT, o projeto se espalhou por outros 12 sindicatos da categoria bancária, alcançando todas as regiões do Brasil, e já atendeu 400 mulheres.

Somente neste ano de 2023, segundo dados da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram registradas quase 13 mil ocorrências de violência doméstica contra mulheres.

“Os dados do nosso estado são alarmantes. As mulheres sul-mato-grossenses estão sofrendo violência e nós, como sindicato, precisamos acolher e ajudar essas vítimas que têm coragem de denunciar. O propósito é defender a bancária de qualquer situação de violência”, ressalta a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues. 

 

“Sabemos que este tipo de violência pode estar presente em todas as profissões e classes sociais, então, nós estamos nos preparando para acolher as mulheres que trabalham nas instituições financeiras e suas dependentes nesse momento tão delicado”, destaca a secretária de Mulheres do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues.

Feminicídio

De acordo com o Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2022 (FBSP), Mato Grosso do Sul está entre os três com a maior taxa de feminicídio, são 2,6 mortes a cada 100 mil mulheres.

Nos oito primeiros meses deste ano, foram registrados 18 feminicídios em Mato Grosso do Sul. Um dos casos aconteceu no dia 30 de abril, em Campo Grande, quando a jovem Karolina Silva Pereira, de 22 anos, foi morta a tiros pelo ex-namorado Messias Cordeiro da Silva, de 25 anos. Karolina é neta da ex-presidente do SEEBCG-MS, Iaci Azamor Torres, a bancária aposentada do Banco do Brasil.

Messias, que está preso, passará pela segunda audiência de instrução e julgamento nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, às 13h30 na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande (MS). O réu responde pelo feminicídio da ex-namorada Karolina e homicídio do colega de trabalho dela, Luan Roberto de Oliveira, de 24 anos. 

Segundo reportagem do portal G1, em áudios, Messias confessa que o crime era premeditado e tinha como objetivo matar Karolina. 

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros