30 de Março de 2020 às 19:40

Após ser surpreendido por decreto, sindicato vai reforçar fiscalização nas agências bancárias

Coronavírus

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) foi surpreendido pelo decreto 14.222 da Prefeitura Municipal de Campo Grande que autoriza a reabertura das agências bancárias, correspondentes bancários e cooperativas de crédito a partir desta terça-feira (31) e prevê condições de funcionamento para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

Segundo a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, os impactos do decreto serão avaliados pelo sindicato, que vai reforçar a fiscalização nas agências bancárias para constatar se as medidas de prevenção acordadas entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban e agora aquelas que estão previstas no decreto municipal 14.222 estão sendo cumpridas.

“Fomos pegos de supresa e estamos preocupados porque os bancos estavam funcionando com um quadro reduzido, com rodízio de trabalhadores, agora por causa desse decreto, teremos mais bancários nas unidades e mais gente indo até as agências. E não tem máscaras disponíveis para todos que vão estar no atendimento ao público, nem álcool em gel para manter a higienização dos clientes e dos equipamentos, como caixa eletrônico, como está no decreto”, ponderou a presidente do sindicato.

O decreto, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (30), estabelece condições já previstas em acordo com o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban e que já foram implantadas pelos bancos como o afastamento, sem prejuízo de salários, dos funcionários que estão no grupo de risco (acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos) e o home office para os setores administrativos.

Atendimento

Ainda de acordo com Neide Rodrigues, a previsão é que os bancos realizem os atendimentos das 10h às 14h, conforme recomendação do Banco Central após pedido do Comando Nacional dos Bancários.

O decreto determina o controle de acesso às agências, marcação de lugares reservados aos clientes e organização das filas de modo a garantir a distância mínima de 1,5m entre uma pessoa e outra.

O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações. Idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes devem ter atendimento preferencial e especial.

Conforme o decreto, no caso das cooperativas, um funcionário terá que fazer o controle de acesso ficará na porta da unidade, devidamente com o uso de máscara, para orientar a população a procurar os atendimentos por canais digitais e por telefone, e para fazer o encaminhamento para o atendimento presencial nos casos emergenciais.

A recomendação do sindicato continua sendo a mesma: que a população evite ir ao banco. “Tem várias opções de atendimento por telefone e pelos canais digitais. Reforçamos a orientação para que as pessoas procurem as agências somente em casos excepcionais”, destaca Neide Rodrigues.

Higienização

Conforme o sindicato já estava cobrando dos bancos, o decreto estabelece o reforço da limpeza do ambiente de trabalho e a intensificação da higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão, teclados de caixas, etc.

O uso de máscara é obrigatório para os trabalhadores que atendem o público. Medida que também já vinha sendo fiscalizada pelo sindicato. O decreto também determina a higienização de máquinas de cartão e caixas eletrônicos.

Os clientes que entrarem e saírem das agências deverão ter à disposição álcool em gel 70% ou preparações antissépticas para higienização das mãos.