18 de Dezembro de 2008 às 23:46
Compartilhe
Já aprovada na Câmara, Medida Provisória passou nesta quinta-feira, com emendas, no Senado
São Paulo - O Senado aprovou nesta quinta-feira, dia 18, a Medida Provisória 443, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem instituições financeiras em dificuldades. A MP passou com algumas emendas, entre elas uma que prevê que qualquer negociação esteja condicionada à autorização do Congresso Nacional.
Os senadores estabeleceram, ainda, que a participação do banco de investimentos da CaixaPar, subsidiária da CEF que vai fazer as aquisições em construtoras e incorporadoras, será limitada a empreendimentos imobiliários de Sociedade de Propósito Específico (SPE). Mesmo assim, essa participação não poderá exceder a 40% do capital da sociedade em questão.
5ª Marcha - No dia 2 de dezembro, como parte das atividades da 5ª Marcha Nacional de Trabalhadores a Brasília os bancários cobraram dos parlamentares cláusulas de proteção ao emprego nas medidas tomadas pelo governo contra a crise econômica mundial. A primeira foi com o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), relator da MP na Câmara. Logo depois, a reunião foi com senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator no Senado. O assunto também foi discutido com o senador Aloisio Mercadante (PT-SP).
Por causa das emendas, a MP retornará à Câmara dos Deputados para nova apreciação.
Seeb/SP e Agência Brasil