9 de Novembro de 2011 às 15:24
Em cumprimento a mais uma promessa da época de nossa campanha eleitoral, a nova diretoria do Sindicato está promovendo a estruturação de uma entidade mais forte, atuante e combativa. Estamos desenvolvendo um trabalho para tirar o Sindicato do ostracismo em que se encontrava antes da eleição, tornando nossa entidade participativa das lutas nacionais.
Passada a campanha salarial e a greve, quando integramos o Comando Nacional dos Bancários, agora a diretoria coloca em discussão e votação a mudança de federação, com a filiação de nosso Sindicato à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito – Centro-Norte (FETEC/CN-CUT). A troca busca ampliar a atuação no cenário nacional, por meio de uma entidade forte, realmente comprometida com a unidade e a causa dos bancários deste País.
Atualmente, a vinculação é com a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de SP e MS (FEEB/SP-MS). Além da nossa entidade, há apenas um outro sindicato importante, o de Campinas (SP), filiado a esta federação. O sindicato da capital paulista, por exemplo, é vinculado a outra entidade, a FETEC/SP.
Acontece que a FEEB/SP-MS é filiada à Confederação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), com pouca ou nenhuma representação política e sindical. As campanhas conduzidas pela CONTEC - antes do reconhecimento da CONTRAF/CUT - são de triste memória para os bancários filiados, especialmente as lutas salariais.
Apesar de ser importante capital de Estado, Campo Grande viveu em anos anteriores o mais completo imobilismo sindical, conseqüência de uma política de comodismo e desvirtuamento de atuação. De forma antagônica aos anseios dos trabalhadores, o Sindicato vinha negligenciando sua ação principal, que é a defesa intransigente do interesse coletivo da categoria.
Por discordar dessa linha de atuação, a atual diretoria propôs e promoveu um redirecionamento nas ações, focando o trabalho no fortalecimento da entidade representativa. Surpreendentemente a FEEB/SP-MS se colocou ferrenhamente contra nossa atuação. Em contrapartida, a FETEC/CN (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito Centro Norte), ao qual já se encontram filiados os sindicatos de Dourados, Cuiabá, Rondônia, Roraima, Pará e Brasília, entre outros, em sintonia com nossos interesses, veio sistematicamente apoiando a luta dos bancários de Campo Grande, por meio de treinamentos, congressos, conferências e cursos de formação de dirigentes etc.
A desfiliação da FEEB/SP-MS e a vinculação à FETEC/CN não pode ser apenas uma intenção da direção do Sindicato. É preciso a participação dos trabalhadores, comparecendo em grande número na assembléia geral do dia 17 de novembro. Aprovar a mudança de federação é afirmar o desejo de avançar para conquistar mais e rejeitar o isolamento sindical.
Desta forma, a direção do Sindicato convoca todos os bancários para mais um grande desafio: construir uma estrutura que favoreça o surgimento e a consolidação de uma entidade sindical mais democrática, combativa, autônoma, pluralista e de massa, voltada para o fortalecimento da unidade da categoria, que participe verdadeiramente da luta dos bancários e que contribua, de fato, para uma sociedade mais justa e igualitária.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/assembleia-aprecia-troca-de-federacao-para-avancar-na-unidade-e-nas-lutas-da-categoria/