20 de Maio de 2013 às 17:28

Bancários de Dourados realizam eleições nesta terça-feira(21)

ELEIÇÕES

Nesta terça-feira (21/5) os bancários de Dourados e Região vão eleger a nova direção e conselho fiscal do Sindicato que tem na atual presidência Raul Lídio Pedroso Verão. As eleições na entidade sindical dos bancários ocorrem a cada três anos, e conforme o Secretário do Sindicato, Edegar Martins, "o Estatuto não permite reeleição para o cargo de presidente, o que garante a renovação a cada nova eleição".
Para o pleito eleitoral deste ano foi inscrita apenas uma chapa, denominada de Chapa 1 – “Fortalecendo o Ramo Financeiro” (Foto Abaixo). Encabeçada por Janes Estigarribia, funcionário do Bradesco, que pela primeira vez concorre ao cargo de presidente, tendo como vice Márcia Felipetto, funcionária do Banco do Brasil. Os bancários, além de votarem para a renovação da diretoria, votam também para renovar o Conselho Fiscal da entidade, que são candidaturas individuais separadas da diretoria.
Segundo Janes Estigarribia, “na composição da chapa neste ano houve uma renovação de 30% dos atuais diretores da entidade. Essa é uma prática que poucos sindicatos conseguem fazer na mudança de gestão, mas que para a entidade e para a categoria é de suma importância, à renovação no quadro diretivo do Sindicato”.
O colégio eleitoral do Sindicato é composto por cerca de 1.000 bancários, dos quais 800 aptos a votarem e abrange os municípios de Caarapó, Fátima do Sul, Deodápolis, Douradina, Glória de Dourados, Itaporã, Jatei, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracajú e a cidade sede, Dourados, onde tem o maior número de votantes.
Ainda segundo Janes, “As propostas da Chapa 1 – “Fortalecendo o Ramo Financeiro” estão pautadas na luta em defesa do emprego, garantia de aumento real de salário, aumento da PLR, mais contratações, luta contra o assédio moral, contra a exigência de metas abusivas, saúde e condições de trabalho, que são itens da pauta nacional, entretanto, precisamos avançar nas conquistas locais e fortalecer o ramo financeiro, sem jamais colocar a organização dos trabalhadores em aventuras, isolamento ou promessas demagógicas”.
“Nossa responsabilidade é com a categoria sem jamais se submeter a interesses patronais, de partidos políticos ou governos que se oponham a manter ou garantir novas conquistas que sejam do interesse dos bancários e dos trabalhadores em geral. Essa tem sido a postura do sindicato nesses últimos anos, e essa postura tem contado com a aprovação da grande maioria dos bancários, por isso daremos continuidade a esse trabalho”. Finalizou o candidato a presidente, Janes Estigarribia.
Confira abaixo os componentes da Chapa 1 “Fortalecendo o Ramo Financeiro:
DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente: Janes Estigarribia (Bradesco); Vice-presidente: Márcia Felipetto (BB); Secretário Geral: Edson Cláudio Rigoni (CEF); 2º Secretário: Valdinei Rodrigues de Araújo (Itaú); Diretor Financeiro: Ronaldo Ferreira Ramos (Itaú); Vice-Diretor Financeiro: Walter Terua Ogina (Santander); Diretor de Assuntos Jurídicos: Carlos Alberto Longo (BB); Diretor de Imprensa: Joacir Rodrigues de Oliveira (Bradesco); Diretor de Formação Sindical: Laudelino Vieira dos Santos; Diretor Regional: Edegar Alves Martins (Bradesco); Diretor de Esportes: Raul Lídio Pedroso Verão (Itaú); Diretora de Saúde: Ivanilde dos Santos Fidelis (Bradesco).
DIRETORIA SUPLENTE: Carlos Alberto Aparecido Farias (Bradesco); Euclésio José Carollo (Bradesco); Glauco Cézar M. M. Paines (CEF); João Batista dos Santos (HSBC); José Carlos Camargo Roque (HSBC); José Eduardo Mulinari (HSBC); Juliana J. M. Marreli (HSBC); Leonardo Freitas Nunes (Bradesco); Leonice Francisco Mariano (CEF); Marcelo L. de Souza (Bradesco); Marcos Pereira Araújo (BB); Mariana Mota Barros (BB); Roberto Martinez Gonçalves (BB); Ronaldo da Silva Costa (Santander); Sylvio Santos Soares (BB); Wagner K. Takahachi (CEF); Valdecir A. Zaniboni (BB).
Confira abaixo os componentes que concorrem ao Conselho Fiscal:
Dulcinéia D. Machado (Bradesco)
Emerson de Azambuja Peral (Santander)
Gilberto Benites (Santander)
Marcos Mota Medalha (Santander)
Mitsuru Yamassaki (Bradesco)
Paulo Rodrigues de Castro (Santander)
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues