4 de Maio de 2021 às 14:57
Vacina Já
Com a campanha de vacinação contra a Covid-19 em andamento, sindicatos dos bancários de todo o país têm tem atuado para cobrar de parlamentares, prefeituras e dos governos estadual e federal a vacinação para todos e a inclusão de categorias que realizam serviços considerados como essenciais para a sociedade, como os bancários, como prioridade no Plano Nacional de Vacinação.
“Defendemos vacina para todos e que os serviços essenciais, como o dos bancários, que tem possibilidade de transmissão do vírus pela característica da atividade econômica, sejam incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização”, explicou o secretário da Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, através da Contraf-CUT, tem cobrado do Ministério da Saúde a inclusão da categoria bancária como prioridade na vacinação contra a Covid-19. O movimento sindical também tem pressionado o Congresso Nacional, o Banco Central e a Fenaban.
“Por ser serviço essencial, os bancários continuam atendendo os clientes e usuários em geral e estão expostos ao vírus. Portanto, é essencial que os bancários, como os demais trabalhadores da linha de frente, como os da saúde e da segurança, também recebam a imunização e, assim, possam trabalhar tranquilamente”, destaca a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.
Além de pedir apoio de parlamentares para incluir os bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI), a categoria bancária também tem realizado abaixo-assinado, panfletagens nas agências, mobilizações virtuais e também do uso de carro de som para alertar a população da necessidade de “Vacinação Já” para todos e todas as brasileiras.
No início do ano, o SEEBCG-MS assinou um manifesto com outras 43 entidades, cobrando a vacinação contra o Covid-19 para toda a população do Estado de Mato Grosso do Sul. “Defendemos que a vacinação atinja a todos os cidadãos e com brevidade, uma vez que esta é a única forma para que tenhamos a adequada proteção e possamos seguir sem mais vidas perdidas pelo horror de uma doença que não tem tratamento eficaz”, consta no manifesto.
Um dos sindicatos que atua neste sentido é o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região. Em março, antes mesmo de ser decretada a “fase roxa” no estado de Minas Gerais, o sindicato enviou carta às prefeituras de todos os municípios de sua base para pedir mais proteção aos trabalhadores e prioridade na imunização.
Além disso, solicitou apoio da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) cobrando a inclusão da categoria bancária nos grupos prioritários do estado.
“Pensando na saúde da categoria e de toda a sociedade, atuamos em diversas frentes para garantir mais medidas de proteção e prioridade na vacinação de bancárias e bancários. Conseguimos o apoio de diversos parlamentares e algumas emendas já tramitam no Congresso Nacional. Continuamos mobilizados para defender a vida”, afirmou o presidente do sindicato, Ramon Peres.
Com base na petição da deputada Beatriz Cerqueira, a entidade entrou em contato com os senadores e com o governador de Minas Gerais para cobrar a imunização contra a Covid-19 para bancárias e bancários.
O sindicato também está realizando um abaixo-assinado online neste sentido. Quem quiser assinar o abaixo-assinado, basta acessar este link.
Fonte: Contraf-CUT, com informações do SEEBCG
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/bancarios-lutam-por-vacina-para-todos-e-prioridade-para-categorias-que-realizam-servicos-essenciais/