22 de Maio de 2024 às 18:11

Bancários protestam em Brasília em defesa dos direitos dos trabalhadores

Marcha

Bancários e bancárias de todo país se uniram, nesta quarta-feira (22), em Brasília, junto a outras categorias, no “22 de Maio por Mais Direitos”, para defender a pauta da classe trabalhadora. Entre os principais pontos, estão a luta por emprego decente, a redução de impostos, a diminuição das taxas de juros, a melhoria da qualidade da educação e a proteção ao meio ambiente.

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Luciana Rodrigues, Patrícia Soares, Marcley Telles e Álvaro Marzochi, participaram da manifestação.

A concentração pela manhã foi no estacionamento da Torre da TV e a antiga Funarte. Depois de uma plenária e de discursos de representantes do governo federal e entidades sindicais para o público presente, os trabalhadores saíram em marcha e se manifestarem em frente ao Congresso Nacional.

Os trabalhadores atualizaram a pauta da classe trabalhadora para entregá-la ao Legislativo, Judiciário e em ministérios do Governo Federal, a fim de abrir diálogo com estes entes do Estado, além de criar uma agenda permanente de mobilização contra os ataques aos projetos dos trabalhadores que já estão em tramitação no Congresso Nacional.

“Defendemos mais crédito, com taxas de juros menores para o povo brasileiro, para a reconstrução do Brasil. Também defendemos a regulamentação do sistema financeiro que seja justa, que não prejudique a população nem cause risco sistêmico ou aos trabalhadores, que não precarize as relações de trabalho. Esse é um momento muito importante, de entrega das pautas dos trabalhadores para representantes do Governo, do Congresso e do Judiciário, mas também para divulgar essa pauta e torná-la conhecida em todo o Brasil”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

A dirigente destacou ainda as eleições municipais deste ano que, segundo ela, é importante que os candidatos e as candidatas da classe trabalhadora sejam eleitos.

Confira a pauta de reivindicações da classe trabalhadora:

• Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e por medidas de proteção e amparo a seus trabalhadores e trabalhadoras;

• Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;

• Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;

• Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;

• Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;

• Salário igual para trabalho igual – Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;

• Reforma agrária e alimento no prato;

• Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;

• Valorização do salário-mínimo e das aposentadorias;

• Transição justa e ecológica em defesa da vida;

• Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.

Por: Contraf (com edição da Comunicação do SEEBCG-MS)
Foto da Marcha: GILBERTO SOARES (GIBA)/CUT