5 de Julho de 2022 às 15:27

Bancári@s de Campo Grande protestam contra assédio sexual e moral na Caixa

#BastaDeAssedio

As denúncias de assédio sexual e moral que resultaram na saída de Pedro Guimarães da presidência da Caixa levaram a categoria a se organizar contra esta prática criminosa na manhã desta terça-feira (5), em frente à agência da Caixa, na rua Treze de Maio com a Marechal Rondon. O ato realizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) faz parte do Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral e Sexual.

A ação idealizada pelo Comando Nacional dos Bancários exige que seja feita a devida apuração das denúncias de assédio sexual, contra funcionárias do banco, e moral cometidas por Pedro Guimaraes, que pediu demissão no último dia 29, um dia após o surgimento das denúncias. Ele estava no comando do banco público desde janeiro de 2019.

manifestação contra assédio  manifestação contra assédio

Os manifestantes declararam palavras contra qualquer tipo de assédio, fizeram discursos pedindo a punição para o crime, entregaram informativos à população e levantaram placas e faixas com dizeres como: “não se cale” e "assédio sexual é crime".

De acordo com a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, o objetivo da manifestação é evitar impunidade, combater esse crime e orientar as bancárias para denunciarem qualquer tipo de assédio dentro das instituições financeiras.

“Esse movimento acontece em um momento onde nós já estávamos na luta contra ao assédio sexual e moral, e graças ao encorajamento das bancárias em denunciar, nós podemos fazer um movimento nacional para cobrar as instituições a fazer as devidas apuração dos fatos e punir os responssáveis pelo ato criminoso”, afirmou.

A secretária da mulher trabalhadora da CUT-MS, Cleoni Bortolli, ressaltou a importância do apoio às mulheres vítimas de todo tipo de assédio e encorajamento para que elas denunciem casos como o que aconteceu dentro da Caixa.

“Este debate se faz muito importante neste momento, visto todas as denúncias que estão surgindo na Caixa. Nós mulheres devemos nos solidarizar e somar a esta luta, isso precisa ser um basta, pois nós sofremos assédio no ambiente de trabalho, em casa, na rua, no transporte coletivo. Esse tipo de atitude precisa acabar e o sindicato está de parabéns com o trabalho que vem desenvolvendo”, afirmou.

manifestação contra assédio  manifestação contra assédio

A secretária de Esportes e Lazer do SEEBCG-MS, Patrícia Soares, reforçou a necessidade de denunciar qualquer tipo de assédio sofrido. “Assédios acontecem todos os dias e muitas mulheres acabam não falando sobre os ocorridos muitas vezes por medo, mas denunciar é um ato muito importante, pois isso precisa acabar”, afirmou.

Patrícia ainda acrescentou que é possível realizar denúncias pelo site do sindicato. “Em nosso site, há um campo para denúncias, onde é preciso se identificar, mas o processo acontece de forma sigilosa, isso vai facilitar o reconhecimento dessas ações criminosas ajudando a ser observado mais diretamente para tentarmos resolver a situação”, explicou.

As denúncias podem ser feitas tanto pelo site (clique aqui) quanto através dos telefones do sindicato. “O sindicato está atendendo presencialmente, ligando para nossos telefones e inclusive diretamente para o meu número que está disponível no site. Eu, enquanto presidenta do sindicato, me coloco à disposição para atender, agendar um horário com todo sigilo para poder conversar”, finalizou.

Além das manifestações de rua, os movimentos também são realizados nas redes sociais, usando a hastag #BastaDeAssedio.

manifestação contra assédio  manifestação contra assédio

Nesta quarta-feira (6), será realizada uma reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) com o tema “Igualdade e Oportunidades", onde será discutida a segurança das bancárias e dos bancos. “Vamos colocar esse tema na mesa de debate, pois esse é um assunto de extrema  importância, o Pedro Guimarães já caiu, mas eu creio que outras pessoas também participaram destes atos cometidos país afora", disse a presidenta do SEEBCG-MS..

Campanha Salarial

O SEEBCG-MS também realizou o lançamento da Campanha Salarial 2022. Entre as reivindicações estão mais segurança nas unidades bancárias, mais contratações, atendimento de qualidade, que não haja fechamento de postos de trabalho e ganho real nos salários.

“Nós começamos essa campanha com bastante tempo de antecedência justamente para termos tempo na mesa de negociação, pois os bancos foram os que mais lucraram no país entre todos os setores”, explicou.

Em 2021, os cinco maiores bancos do país (Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander) lucraram R$ 107,7 bilhões, 34,1% maior do que no ano anterior. “Esperamos que os bancos atendam nossas reivindicações, porque os bancários contribuíram para esses lucros”, finalizou.

manifestação contra assédio

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS