22 de Agosto de 2011 às 11:44

Bancos são os mais reclamados no Procon-SP

São Paulo – É cada vez maior o número de pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pelas instituições financeiras, o que tem se refletido no aumento das queixas a órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com reportagem do Jornal da Tarde desta sexta-feira 19, a partir de dados da Fundação Procon-SP, os bancos foram responsáveis por 27,6% do total de queixas apresentadas pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. Do total de 91.925 registros, 25.391 foram contra cartões de crédito (12.501) e serviços bancários (12.890).

Esse desempenho conseguiu um fato inédito e vergonhoso para o setor: pela primeira vez as instituições financeiras lideram as reclamações de queixas de clientes no Procon-SP. Em segundo lugar ficaram os serviços de telefonia (22,5%, entre fixa e móvel), em terceiro vieram os móveis (9,3%), em quarto os eletrodomésticos (8,4%), entre outros.

Segundo depoimento da supervisora da Área de Assuntos Financeiros e Habitação do Procon-SP, Renata Reis, ao Jornal da Tarde, a cobrança de tarifas, as movimentações e saques não reconhecidos pelo cliente, além de cobranças indevidas figuram entre as grandes reclamações dos consumidores.

Outra informação divulgada pela reportagem é que as queixas junto ao Banco Central em relação aos serviços das instituições financeiras também aumentaram. Quando se compara os primeiros seis meses deste ano com igual período de 2010 o aumento chega a 40%, com a média mensal saltou de 564 para 790. A reclamação mais comum  é sobre débitos não autorizados, 20,2%; seguido por serviços não contratados, 10,1%; esclarecimentos incompletos, 9,7%; descumprimento de prazos, 9,3%; e operações não reconhecidas, 6,2%.

A federação dos bancos (Febraban) atribui essa liderança no ranking ao aumento na base de clientes e ao maior grau de exigência dos consumidores.

Fonte: Seeb SP, com informações do Jornal da Tarde