12 de Fevereiro de 2009 às 10:17

BCE prevê enfraquecimento da economia

O BCE (Banco Central Europeu) continua "observando um enfraquecimento persistente na atividade econômica da zona do euro nos próximos trimestres", segundo o boletim de fevereiro, publicado no dia 11 de fevereiro.


O BCE informou que isso se deve às "tensões dos mercados financeiros tiveram um impacto maior na economia global e interna". As perspectivas para a economia estão marcadas "por um grau de incerteza excepcionalmente alto", diz o documento.


O banco europeu manteve na semana passada a taxa básica de juros na zona do euro em 2% e o presidente da entidade, Jean-Claude Trichet, sugeriu que o banco reduzirá os juros no início de março.


Na mesma linha, expressaram-se nos últimos dias outros membros do principal órgão executivo da autoridade monetária europeia.


O vice-presidente do BCE, Lucas Papademos, disse ontem que é possível uma redução da taxa de juros em março, caso esteja assegurada a estabilidade de preços, algo que a entidade define como uma taxa de inflação próxima, mas sempre abaixo, de 2%.


Os mercados contam atualmente com que o banco europeu reduzirá em março os juros em 0,5 ponto percentual, para 1,5%, um nível historicamente baixo desde a criação do BCE.


Desde 8 de outubro de 2008, o Conselho do BCE cortou a taxa de juros em um total de 2,25 pontos percentuais.


Fonte: Folha Online

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros