26 de Janeiro de 2010 às 11:34
da Efe, em Paris
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, previu nesta segunda-feira que o crescimento econômico brasileiro ficará em torno de 5% nos próximos anos.
Após um crescimento "quase nulo" em 2009, as estimativas para os próximos anos são de aproximadamente 5%, disse Coutinho em palestra no 2º Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe realizado hoje em Paris.
Segundo suas previsões, a confiança privada e os investimentos em infraestruturas vão crescer "no mínimo 6,5% ao ano". Isso permitirá obter níveis de crescimento elevados, que o Banco Central estima em 5,8% e o Ministério da Fazenda em 5,2%.
Coutinho ressaltou, no entanto, que isso não significa que o Brasil esteja totalmente preparado para garantir esse crescimento.
Em seu discurso, o presidente do BNDES destacou o baixo investimento em toda a América Latina no setor de pesquisa e inovação.
É uma carência que requer medidas urgentes porque, em sua opinião, "a grande revolução necessária para a América Latina é mobilizar o setor privado para a inovação, para assim desenvolver uma economia que tenha capacidade autônoma de crescer."
Além de Luciano Coutinho, participam neste fórum dirigentes de organismo internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ministros e representantes do setor privado.
Todos eles analisam os desafios econômicos que enfrenta a América Latina e as possíveis medidas para estimular o crescimento na região.
Fonte: Folha Online
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/brasil-crescera-5-em-media-nos-proximos-anos-diz-coutinho/