19 de Fevereiro de 2008 às 13:19
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Presidente da Caixa não deu explicações sobre admissão de pessoal (Charge: Márcio/SP Bancários)
São Paulo/SP – Mais uma vez a Nossa Caixa e a Caixa Econômica Federal aparecem entre os cinco bancos com maiores índices de reclamações de clientes no Banco Central. O motivo é claro: as condições de trabalho em ambas as instituições estão, cada um a seu modo, se deteriorando a cada dia que passa e refletindo no atendimento.
A Nossa Caixa permanece na lista desde julho do ano passado, figurando sempre entre o quarto e o quinto lugares. Na última, de janeiro, ficou em quinto. A Caixa, por sua vez, entrou no ranking em agosto para não sair mais, estando sempre entre as três primeiras colocações. No mês passado, foi a terceira, mas já liderou em agosto e setembro e foi a segunda em dezembro. Em ambos os casos, a principal deficiência que leva às reclamações está na falta de funcionários, que por conseqüência leva ao assédio moral e exigência de metas abusivas.
3 mil -A questão da falta de empregados na Caixa é tão dura que foi objeto de negociação na Campanha Nacional do ano passado, quando foi fechado, após a greve de nove dias, um acordo para a contratação de 3 mil novos trabalhadores até o final do ano. Como até agora isso não foi cumprido, os bancários estão em campanha para pressionar a direção do banco para cumprir o acordo. Entidades sindicais do País estimam que a deficiência de funcionários na CEF chegue a 30 mil.
A atitude, ou a falta dela, da Caixa é tão desmoralizante, que a nem a presidenta do banco soube explicar o porque do não cumprimento do acordo. Recentemente, ao ser questionada sobre o assunto, simplesmente se calou.
Assédio moral -Na Nossa Caixa, a falta de funcionários, alidada a uma gestão desastrosa liderada pelo governo do Estado de São Paulo, gera uma pressão absurda por metas abusivas e assédio moral. Após intensa pressão feita atavés da divulgação de casos e mais casos desta natureza, os representantes dos bancários da estatal arrancaram uma negociação onde exigem não só o final desta prática mas também soluções para diversos outros problemas.
Ranking -O Itaú foi o líder de janeiro nas reclamações, seguido pelo Unibanco em segundo. O quarto mais reclamado do mês foi o Banco do Brasil.
André Rossi, do SP Bancários