28 de Abril de 2011 às 09:34
Categoria bancária é uma das mais atingidas por doenças
Segundo a Previdência Social, a categoria bancária é uma das mais atingidas por acidentes de trabalho, principalmente doenças como as lesões por esforços repetitivos (LER). Em 2009, ano de divulgação do último levantamento, 7.717 trabalhadores do setor sofreram acidentes no exercício de suas funções relacionados às LER.
Contribuíram decisivamente para o aumento de casos de bancários doentes as mudanças tecnológicas, o número reduzido de funcionários nas agências e departamentos, a sobrecarga de tarefas e a maior pressão por metas associada ao assédio moral. Há exageros de conduta por parte de gestores, sempre tratados como “casos isolados”. A organização do trabalho nos bancos propicia o adoecimento.
Doenças físicas e psíquicas
A nova realidade trouxe impactos para o corpo e a mente dos bancários, que se tornaram mais vulneráveis a doenças osteomusculares - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) e lesões por esforços repetitivos (LER). Isto porque desempenham suas funções em ambientes de trabalho precários, com a musculatura tensa e em condições de estresse. Além disso, a dor crônica causada pelas LER/Dort contribui para o aparecimento de quadro de depressão.
A pressão diária e sistemática sobre os bancários para que aumentem a produtividade e atinjam metas absurdas de venda de produtos é cada vez maior. A consequência deste assédio é o aparecimento, também, de doenças psíquicas, como a depressão e as síndromes do pânico e de Burnout. Contribui ainda para esta situação o temor de assaltos. Muitas agências não cumprem as normas de segurança exigidas por lei, como número adequado de vigilantes e portas giratórias com detetores de metal. Nos setores de teleatendimento, igualmente tem crescido o número de casos destas doenças em função da enorme pressão dos gestores.
Fonte: seeb RJ
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/categoria-bancaria-e-uma-das-mais-atingidas-por-doencas/