17 de Agosto de 2021 às 11:37

CCT garante antecipação da PLR de 2021 com ganho real neste segundo semestre

Conquista

Os bancários foram a primeira categoria no Brasil a ter direito à Participação nos Lucros e Resultados, após luta e mobilização desses trabalhadores e do movimento sindical, em 1995. O acordo da categoria bancária, assinado em 2020 e com validade de dois anos, garante, para 2021, reposição do INPC + 0,5% de aumento real para salários e demais verbas, como VA e VR, bem como nos valores fixos da PLR.

A PLR dos bancários é paga em duas parcelas: a primeira (pagamento antecipado) é creditada em setembro/outubro, e a segunda deve ser paga até 1º de março.

Data para antecipação da PLR 2021

A CCT da categoria bancária garante o pagamento antecipado da PLR de 2021, sendo que os valores fixos serão corrigidos em 1º de setembro de 2021 pelo INPC/IBGE do período de 12 meses - setembro a agosto - acrescidos do aumento real de 0,5%.

Pelo acordo, os bancos privados devem efetuar, até 30 de setembro de 2021, o pagamento antecipado da PLR de 2021, que é composta de Regra Básica e Parcela Adicional.

No caso do BB, segue o critério de "em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas". O banco paga a PLR semestralmente e os valores correspondem à soma do módulo Fenaban e do módulo BB.

Já na Caixa, os pagamentos também devem ser feitos em 30 de setembro (antecipação).

“Graças a nossa CCT, a unidade da categoria e a luta dos sindicatos, os bancários e bancárias têm garantido o aumento real este ano, bem como o pagamento da PLR. A convenção assinada por dois anos garantiu, em 2020, a reposição da inflação e mais 1,5% de ganho real, além do abono, e em 2021, teremos a correção da inflação acrescida de 0,5%. A categoria deve ser uma das poucas que conseguirá aumento real neste ano”, comenta a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues.

Lucro de 2021

O Banco do Brasil alcançou lucro líquido ajustado de quase R$ 10 bilhões no primeiro semestre deste ano, uma alta de 48,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Bradesco teve lucro líquido recorrente (que exclui efeitos extraordinários) de R$ 12,834 bilhões no primeiro semestre do ano, um crescimento de 68,3% em relação ao mesmo período de 2020.

No primeiro semestre de 2021, o Itaú Unibanco obteve lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários, de R$ 12,941 bilhões, alta de 59,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Santander obteve lucro líquido gerencial de R$ 4,171 bilhões no segundo trimestre de 2021. É o maior lucro trimestral do banco desde o segundo trimestre de 2010. O resultado representa uma alta de 98,4% em relação ao mesmo período de 2020.

O lucro líquido da Caixa Econômica Federal no primeiro trimestre de 2021 foi de R$ 4,6 bilhões, alta de 50,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Contraf-CUT e SPBancários)