28 de Abril de 2025 às 18:44

Comando Nacional dos Bancários debate participação na Marcha da Classe Trabalhadora

29 de abril

O Comando Nacional dos Bancários realizou, nesta na tarde desta segunda-feira (28), no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília, um Seminário Nacional ampliado, para debater as pautas que compõem a Marcha da Classe Trabalhadora e seus efeitos na organização sindical da categoria e dos trabalhadores. O grupo também aprovou a Consulta Nacional 2025.

As principais pautas que serão defendidas na Marcha são: a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1, e o PL da isenção do IR, de iniciativa do governo federal, em tramitação no Congresso.

“Apesar de a categoria bancária já ter conquistado a escala 5x2, nós somamos força às demais categorias pelo fim da escala 6x1. A redução da jornada, com manutenção dos salários, é uma forma de compartilhar os benefícios dos avanços da tecnologia com toda a sociedade, contribui para a redistribuição de renda e induz a criação de empregos”, destacou, na abertura, a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

Em relação ao PL de isenção do imposto de renda, a também coordenadora do Comando Nacional, Neiva Ribeiro, reforçou que a categoria tem papel importante para ajudar na ampliar da discussão do tema na sociedade, de forma a aumentar a pressão sobre o Congresso Federal para que a medida seja aprovada. “Temos que combater as fake news (notícias mentirosas), que distorcem a importância desse projeto de lei, porque nele contém a taxação dos super-ricos, para que ocorra o equilíbrio fiscal e se tenha justiça tributária: quem ganha menos paga menos e quem ganha mais paga mais”, completou.

 

A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e as diretoras Luciana Rodrigues, Patrícia Soares e Marcley Telles participaram do seminário e, nesta terça (29), estarão na Marcha da Classe Trabalhadora.

Consulta Nacional

O Comando Nacional também aprovou o conteúdo da Consulta Nacional aos bancários e bancárias 2025 e o seu lançamento no dia 15 de maio. "A Consulta Nacional, realizada todos os anos, é uma estratégia para entender a categoria, suas demandas, e para construir as nossas agendas de reivindicações", explicou Juvandia Moreira.

Entre os temas que estão contemplados na Consulta Nacional 2025 estão avaliações sobre as conquistas obtidas ao longo da história pela categoria, os principais anseios dos trabalhadores do setor e como avaliam questões macroeconômicas e políticas do país, como, por exemplo, o PL que amplia a isenção do IR e propõe a taxação aos super-ricos.

A categoria também compartilhou as datas das conferências estaduais e regionais. Das 11 federações que fazem parte do Comando Nacional dos Bancários, 7 já definiram locais e datas de suas conferências. Veja:

 

 A Marcha

A Marcha em Brasília tem como pautas a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial e o fim da escala 6X1. As centrais defendem ainda a isenção do imposto para quem tem renda até R$ 5 mil; as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras no Serviço Público das esferas municipal, estadual e federal, com a valorização do serviço público, fim do confisco, pela manutenção do RJU (Regime Jurídico Único), pela regulamentação da negociação coletiva (Convenção 151); a valorização da Agricultura Familiar, o cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, transição energética justa, combate ao racismo e à LGBTQIA+fobia, entre outras reivindicações.

A concentração será às 8h, no estacionamento do Teatro Nacional/Praça da Cidadania. Às 9h, será realizada a Plenária. Às 10h30, a saída da Marcha rumo ao Congresso Nacional, onde a pauta será entregue à Câmara dos Deputados e ao Senado. 

Ao final da Marcha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá receber os representantes da CUT e das demais entidades (Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Pública e Intersindical) que compõem o Fórum das Centrais Sindicais, que entregarão a Lula a Pauta da Classe Trabalhadora.

Por: Contraf


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros