14 de Janeiro de 2013 às 16:19

Contraf-CUT quer discutir emprego e ajustes dos bancos com Mantega

Emprego

A Contraf-CUT enviou na quinta-feira (10) uma nova carta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterando a solicitação de uma audiência, com o objetivo de discutir o processo de demissões e a reestruturação no sistema financeiro. O primeiro documento havia sido encaminhado no dia 6 de dezembro do ano passado, logo após as demissões em massa do Santander.

A intenção é buscar medidas para garantir a proteção do emprego dos bancários e a defesa dos interesses da sociedade. "Não aceitamos pagar a conta da pequena redução de juros. Os bancos podem aumentar os lucros emprestando mais com juros e spread ainda menores. Queremos um sistema financeiro sólido e forte, que amplie o crédito e que trate o emprego como fator de desenvolvimento", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Clique aqui para ler o documento.

Na carta, a Contraf-CUT reforça ao ministro a necessidade de debater o emprego no setor bancário, ameaçado com a redução de postos de trabalho nos bancos privados.

"Todo início de ano é carregado de esperanças, porém, infelizmente, o dos bancários chegou com as preocupações do ano que se findou. Quais sejam: demissões em massa no Santander e anúncios de demissões também no Itaú e fechamento de agências do Citibank no Brasil", afirma a Contraf-CUT na correspondência.

"Através da grande imprensa, os bancos alegam que é necessário buscar maior eficiência, tendo em vista que seus lucros decresceram em função da queda de juros, medida do governo federal com a qual estamos totalmente de acordo. Porém, somos totalmente contra que esta busca pela eficiência dos bancos seja empreendida à custa de demissões em massa", alerta a Contraf-CUT.

No documento, a Contraf-CUT destaca o conjunto de iniciativas já tomadas, como as audiências de mediação com o Santander, promovidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, a respeito das demissões em dezembro. Na próxima quinta-feira (17), às 14h, nova e ampliada audiência será realizada no MPT, com a participação de sindicatos e federações de todo país.

Além disso, a Contraf-CUT enfatiza que o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, também realizará audiência de mediação na próxima quarta-feira (16), às 14h30, entre a Contraf-CUT e o Santander e o Itaú, "a fim de discutir a redução de empregos, bem como a política de rotatividade nos bancos privados".

"Face a gravidade do fato, tendo em vista que um número expressivo de famílias estão sendo atingidas por estas demissões, vimos reiterar a Vossa Excelência a solicitação de audiência", salienta a carta da Contraf-CUT.Fonte: Contraf-CUT