13 de Dezembro de 2011 às 10:25

Contraf-CUT solicita apoio da CNBB para conferência sobre sistema financeiro

Carlos Cordeiro entrega carta e caderno da Contraf-CUT para CNBB

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, se reuniu nesta segunda-feira, dia 12, com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, em Brasília. O objetivo foi a solicitação de apoio da entidade dos bispos para que o governo federal convoque a 1ª Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro, a exemplo dos encontros já promovidos sobre saúde, educação, segurança pública e comunicação.

Uma carta foi entregue à CNBB, focando a situação dos bancos no Brasil e o descaso com os interesses da população. Também foi distribuída uma cópia do caderno "Correspondentes Bancários: inclusão ou exclusão" da Contraf-CUT.

A iniciativa dos bancários faz parte da estratégia de dialogar com o conjunto das entidades da sociedade, salientando a importância de discutir o papel e a atuação dos bancos públicos e privados no Brasil.

"Propomos a realização dessa conferência para que todos os atores sociais deste país se manifestem sobre o sistema financeiro que o Brasil precisa para crescer, gerar empregos e renda, garantir crédito barato e acessível, trazer desenvolvimento e proporcionar inclusão bancária para todos os brasileiros", afirma o dirigente sindical.

Para Cordeiro, "o apoio de uma entidade nacional que representa milhões de brasileiros e anualmente promove a Campanha da Fraternidade, apresentando temas sociais importantes para a reflexão da sociedade, seria muito valioso para sensibilizar o governo federal a discutir essa questão que interessa o conjunto do povo brasileiro, sobretudo os milhões de excluídos pelos bancos".

O bispo se mostrou receptivo com a proposta dos bancários e prometeu levá-la para discussão interna, anunciando que a CNBB deverá tomar uma posição em fevereiro de 2012.

Também participou da reunião Alice Yamamoto, assessora política da Contraf-CUT, assim como o padre Geraldo Martins Dias, assessor político da CNBB.


Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros