21 de Maio de 2012 às 09:56

CUT-MS: candidato apoiado por bancários é reeleito

CUT-MS: Jefferson contou com o apoio do SeebCG-MS na reeleição

O atual presidente da CUT-MS, Jefferson Borges Silveira (Telecomunicações), da Chapa 1 "CUT para todos e todas", apoiados pelos bancários de Campo Grande e região, foi reconduzido a presidência da entidade para o triênio 2012-2015, por 152 votos, apenas 8 votos sobre o concorrente, a Chapa 2 - "Por uma CUT de massa, luta, com liberdade e autonomia sindical", representada por Genilson Duarte (Previdência). O resultado mostrou um disputa equilibrada entre as duas principais forças que comporão a direção da central estadual.

O 9º Cecut-MS realizado entre os dias 17 e 19 de maio na FETEMS, debateu as conjunturas econômicas, sociais e trabalhistas em âmbito estadual e nacional, além de eleger a nova direção da CUT-MS para o triênio 2012-2015. O 9º Congresso Estadual da CUT-MS durou três e homenageou o ícone do movimento revolucionário de esquerda no Brasil, o revolucionário Apolônio de Carvalho pelo transcurso do primeiro centenário de existência.

O evento foi o maior encontro de entidades cutistas do Estado para avaliar as relações de trabalho de cada categoria e apontar soluções para o 11º CONCUT (Congresso Nacional da CUT). As temáticas apresentadas se transformarão em campanhas e ações da maior central trabalhista da América do Sul. As delegações participaram durante o evento do Encontro das Mulheres Trabalhadoras da CUT. A principal ponto em discussão foi a Paridade na direção da Central. Diversas palestras e debates apontaram os caminhos que a CUT-MS deve apontar rumo a igualdade de condições entre homens e mulheres nos postos de trabalho e em todos os campos de atuação. Um documento foi aprovado e será encaminhado para o 11º Encontro Nacional da CUT.

Na abertura do encontro, os delegados assistiram a um pequeno vídeo da história de vida de Apolônio de Carvalho, retratando sua trajetória nesses 100 anos de existência. Em seguida foi aprovado o regimento do 9º CECUT-MS e exposição do painel de falas dos convidados. O credenciamento que deveria acontecer no dia 17, acabou sendo transferido para o dia 18, com a presença de todas as delegações. Desde as primeiras horas do dia 18, a direção iniciou o credenciamento dos delegados enquanto convidados faziam suas explanações sobre conjunturas.

Para falar sobre o plano de lutas e as conquistas na conjuntura estadual, o deputado Pedro Kemp (PT) fez uma análise das ações de governo e da bancada petista na Assembléia Legislativa e as demandas ainda em andamento. Na conjuntura nacional, o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT) e ex-presidente da CUT-MS, abordou os vários projetos que tramitam no Congresso Nacional e as dificuldades que a bancada trabalhista enfrentam para avançar. Biffi cobrou maior participação da CUT nos debates e sugeriu a instalação de um escritório com representante cutista dentro do Congresso para acompanhar todos os projetos que conspiram contra direitos adquiridos dos trabalhadores e as articulações neoliberais das bancadas ruralistas e patronais. Na conjuntura internacional, o convidado foi José Silvestre, técnico do DIEESE, que falou sobre a crise na Europa e Estados Unidos e os perigos que essa crise oferece para o Brasil, que mesmo tendo encontrado o caminho do crescimento pode sofrer com as dificuldades enfrentadas por esses parceiros comerciais. Após as análises de conjunturas locais, nacionais e internacionais, todos foram convidados para o almoço.

No período da tarde, os delegados ouviram atentamente a apresentação das teses nacionais e estaduais da CUT e em seguida foram organizados grupos de debate. Os grupos 1 e 2 discutiram conjuntura internacional e nacional. Os grupos 3 e 4 fizeram um balanço político e organizacional da CUT. Já os grupos 5 e 6 discutiram o eixo 1 das estratégias da CUT de enfrentamento a exploração do trabalho e os grupos 7 e 8, o eixo 2 das estratégias de luta da CUT e finalmente os grupos 9 e 10 fizeram uma análise da conjuntura estadual, balanço do período 2009-2012 e o plano de lutas. Os grupos puderam ler, debater, propor emendas modificativas, supressivas e ou aditivas aos textos e expor em plenário para votação das propostas de conjunturas locais, nacionais e internacionais que aprovadas seriam encaminhadas para discussão e debate no 11º Congresso Nacional da CUT. Todas as propostas foram aprovadas, a maioria por unanimidade e agora seguem para a plenária da nacional, que acontece entre os dias 9 e 13 de julho em São Paulo. No período da noite, uma confraternização, regada a churrasco e música ao vivo foi organizada pela direção para promover maior congraçamento entre os delegados representativos e organizar a disputa política pela direção da CUT-MS, que iria acontecer no sábado.

Desde as primeiras horas do sábado, a movimentação política caminhava para a disputa pela direção da CUT-MS. Mesmo com o esforço dos representantes da CUT nacional, que tentava a unidade na eleição, o pleito foi inevitável. Ainda com a plenária fechando os trabalhos do 9º Congresso, duas chapas articulavam suas posições na disputa. Após as apresentações das chapas e feito as articulações de bastidores, os delegados fizeram suas escolhas e optaram pela continuação do atual presente Jefferson Borges Silveira (Telecomunicações) para o próximo triênio (2012-2015), que venceu pela maioria simples. Com informações do site da CUT-MS.