29 de Setembro de 2012 às 16:09

Desempenho dos bancos no primeiro semestre de 2012

Lucro

As demonstrações financeiras dos seis maiores bancos atuantes no Brasil, no primeiro semestre deste ano, registraram crescimento menor do lucro líquido, principalmente em função de excessivas Provisões para Créditos de Liquidação Duvidosa (PDD). O número de demissões de bancários foi muito elevado no seis primeiros meses de 2012, especialmente no Itaú Unibanco, instituição na qual o quadro de pessoal tem sido reduzido continuamente há mais de um ano.

A única instituição que não seguiu essa tendência foi a Caixa Econômica Federal, que, ao contrário, manteve a geração de empregos por causa de um acordo firmado com as entidades sindicais. Além disso, a instituição registrou significativo crescimento do lucro líquido, da rentabilidade e das operações de crédito, mesmo com a redução dos juros e spreads de forma mais contundente do que as demais instituições financeiras.

Esses são os principais resultados da 2ª edição do “Desempenho dos Bancos”, uma análise realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) - Rede Bancários.

Veja mais detalhes em AQUI.