28 de Abril de 2025 às 10:00
28 de abril
Desde o ano de 2003 comemora-se o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída para lembrar um acidente, nos anos 60, onde diversos trabalhadores perderam suas vidas enquanto se dedicavam ao trabalho e o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região não poderia deixar de lado essa data tão representativa para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria bancária.
O intuito desta data é promover uma cultura de segurança e saúde ocupacional, em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis.
Nos últimos anos, as doenças psicossociais têm se destacado, com o crescimento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e síndrome de burnout provocados por ambientes de trabalho prejudiciais. Em 2024, segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou 472.328 afastamentos por transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Esse dado indica um aumento preocupante de 68% em comparação ao ano anterior, refletindo a crescente preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Dentro da categoria bancária, as doenças mentais e comportamentais já são a principal causa de afastamento entre bancários. Em 2024, elas representaram 55,9% dos afastamentos acidentários na categoria e 51,8% do total de afastamentos previdenciários. Questões como alta carga de trabalho, metas abusivas e assédio moral contribuem para uma rotina estressante, impactando diretamente a saúde da categoria.
Vale ressaltar que este cenário marca uma mudança significativa em relação a 2012, quando os afastamentos entre bancários eram motivados majoritariamente por doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo, que somavam 48,9% naquele ano.
Em pesquisa da Contraf, em 2023, cerca de 80% dos trabalhadores do ramo financeiro declararam ter tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Desses, quase metade estava em acompanhamento psiquiátrico. O principal motivo declarado para buscar tratamento médico foi o trabalho. Entre os que estavam em acompanhamento psiquiátrico, 91,5% estavam utilizando medicações prescritas pelo psiquiatra.
Segundo a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras bancárias é uma das pautas mais preocupantes do movimento sindical atualmente.
“É muito preocupante que tantos colegas bancários estejam adoecendo em decorrência da rotina exaustiva de trabalho. Por isso, nós, do sindicato, enfrentamos uma luta diária pensando na saúde de toda a categoria, combatendo o assédio e cobranças abusivas no ambiente de trabalho”, afirma a presidenta.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários inclui cláusulas para combater o assédio moral e sexual, incluindo a criação de canais de denúncia. Essas conquistas são fruto das lutas sindicais e da negociação coletiva, que visam garantir a proteção e o bem-estar dos trabalhadores bancários.
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) está realizando em toda a sua base a pesquisa “Práticas de Gestão, Violência e Adoecimento pelo Trabalho em Instituições Financeiras”, que vai até o dia 31 de maio. O objetivo deste levantamento é obter informações mais aprofundadas sobre a gestão, os atos de violência e o adoecimento no trabalho nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.
A pesquisa é sigilosa e está disponível para todos os trabalhadores do ramo financeiro das duas regiões, o que inclui bancários, financiários e funcionários de cooperativas, fintechs e de todos os segmentos que atuam com intermediação financeira.
A federação implementou ainda a “Clínica do Trabalho” para conversar com os trabalhadores que já adoeceram ou que estão tendo algum tipo de sofrimento no trabalho. Dois psicólogos especializados estão ouvindo os relatos desses trabalhadores.
Para participar da Clínica do Trabalho, o trabalhador do ramo financeiro pode entrar em contato com os psicólogos do trabalho Arthur Pires e Paulo César pelo email: clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/dia-da-seguranca-e-saude-no-trabalho-um-alerta-para-a-saude-mental-dos-bancarios/