30 de Abril de 2021 às 11:30

Dia do Trabalhador: É hora de refletir sobre os ataques à categoria bancária

1º de Maio

PLR, vale-alimentação, vale-refeição, licença-maternidade de 180 dias e muitos outros direitos da categoria bancária foram conquistados após muita luta do movimento sindical, com greves e mobilizações. Nos últimos anos, esses direitos estão sendo ameaçados por ataques constantes aos bancários e a todos trabalhadores brasileiros.

Demissões, pressão por resultado, sobrecarga de trabalho, reformas trabalhista e da previdência são alguns exemplos do que a classe trabalhadora tem enfrentado.

Nos últimos 12 meses, foram fechados 13 mil postos de trabalho no setor bancário, mesmo com o lucro expressivo de R$ 76,2 bilhões dos cinco maiores bancos em 2020: Itaú (R$ 18,9 bi), Bradesco (R$ 16,5 bi), Banco do Brasil (R$ 13,9 bi), Santander (R$ 13,8 bi) e Caixa (13,1 bi).

A pandemia do coronavírus agravou, ainda mais, o cenário, com novas tentativas de retirada de direitos por parte do governo federal em meio à crise econômica e sanitária e com o risco de contaminação dos trabalhadores essenciais, como os bancários.

“Nós estamos lutando contra as demissões, contra a retirada de direitos, e também por vacina para todos, inclusive para os bancários que são considerados essenciais, mas que até agora não foram vacinados. É uma categoria que está na linha de frente, atendendo diariamente milhares de pessoas”, explica a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

O Dia do Trabalhador é uma data para celebrar a força da classe trabalhadora, mas também para reflexão sobre o cenário atual. O Brasil registrou recorde na taxa de desemprego, com 14,3 milhões de pessoas desempregadas. A inflação acumulada alcançou o patamar de 6,10%. Os alimentos estão mais caros, e os salários cada vez menores.

“A cada ano, a negociação com os bancos tem sido mais difícil. Somos uma categoria muito forte e, por isso, ainda conseguimos manter nossos direitos, mas chegou a hora de perceber como o atual contexto político está nos prejudicando e a importância de buscarmos um futuro melhor a partir das nossas escolhas. Precisamos eleger representantes políticos que respeitem os direitos dos trabalhadores”, ressalta Neide Rodrigues.

Neste 1º de maio, o SEEBCG-MS parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras e reafirma seu compromisso na luta em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas, das empresas públicas, do auxílio emergencial de R$ 600 e da vacinação para todos já! Ouça a mensagem do sindicato abaixo: