11 de Agosto de 2023 às 17:33

Dia Internacional da Juventude é comemorado neste sábado (12)

Força jovem

Neste sábado, 12 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Juventude, a data, estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, tem como principal objetivo dar visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens.

“Comemorar essa data é importante justamente para não esquecermos o fato de que passamos muito tempo, no Brasil, sem nenhum tipo de investimento na juventude, sem nenhum pensamento voltado para essa fase, que precisa de perspectiva de futuro para poder sonhar. E eu acho que, agora, nesse processo de reconstrução do Brasil, a gente precisa garantir que essa reconstrução contemple os jovens, porque, na verdade, são eles vão levar o Brasil à frente”, destaca a secretária da Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Bia Garbelini.

A nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, que tomou posse no dia 01 de julho de 2023, também é integrada por jovens, pois acredita na renovação e vitalidade dos jovens.

Neide Rodrigues, presidenta do SEEBCG-MS

“A participação dos jovens na diretoria do sindicato tem sido um fator de renovação e vitalidade para a entidade, pois a diversidade geracional é fundamental para garantir que todas as vozes da categoria sejam ouvidas e representadas de maneira adequada”, disse a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Hoje a categoria bancária é composta por muitos profissionais jovens, número que tem crescido cada vez mais, o que faz-se necessário incluir e representar esses trabalhadores com diretores sindicais que estejam alinhados aos pensamentos e ideias destes bancários e bancárias.

“A presença dos jovens garante que as perspectivas e preocupações dessa faixa etária sejam consideradas nas decisões do sindicato. Além disso, eles desempenham um papel crucial ao envolver os bancários mais jovens em discussões sindicais”, conclui.

A ONU define como jovem toda a pessoa com idade entre 15 e 24 anos. “A CUT define a juventude até os 35 anos, considerando que, em algumas categorias, como o próprio ramo financeiro, as pessoas entram no mercado de trabalho um pouco mais tarde”, explica Bia.

Cenário

O levantamento “Futuro do mundo do trabalho para juventudes brasileiras”, realizado pelo Canal Futura e divulgado em março deste ano, revelou que um a cada três jovens no Brasil (27%), com idades entre 14 e 29 anos, não tem oportunidade de estudo nem de trabalho. A pesquisa mostrou ainda que 39% somente trabalha, enquanto outros 15% somente estudam, outros 14% estudam e têm empregos. Por fim, 5% estudam, mas são desempregados.

“O movimento sindical precisa olhar com muita atenção para a juventude, porque a juventude no Brasil é majoritariamente trabalhadora e também está na luta para acessar a educação. A maior parte dos jovens que trabalha hoje, trabalha de maneira informal, através de plataformas [como entregadores de aplicativos, por exemplo]. São poucos os que têm registros na carteira. Como movimento sindical, temos que nos adequar a essa realidade, para que esses jovens também busquem se organizar através dos sindicatos. Então, a gente precisa ter esse olhar atento, para a juventude, e rever muitos processos em nossas formas de atuar”, pondera.

Fonte: Contraf-CUT com informações da Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS