4 de Junho de 2021 às 13:50

Diretores do sindicato participam de curso de formação sindical da Fetec-CUT/CN

Sindicalismo

Teve início no último dia 02 de junho, o curso “A Luta de Classe e o Sindicalismo no Brasil”, promovido pela Secretaria de Formação Sindical da Fetec-CUT/CN. Mais de 30 dirigentes sindicais da base da federação estão participando, entre eles, os diretores do SEEBCG-MS Orlando de Almeida Filho e Luciana Rodrigues.

A atividade está prevista para ser ministrada em nove aulas, entre os meses de junho e setembro de 2021. O curso aborda a história do Sindicalismo Brasileiro desde os primeiros embates da classe trabalhadora em suas origens; as lutas travadas durante a República Velha; o início do controle sindical pelo governo Vargas; passando pela redemocratização, pelo golpe de 1964, chegando até a abordagem dos principais problemas do sindicalismo no Brasil de hoje.

“O curso procura proporcionar reflexões sobre o novo papel da organização dos trabalhadores e dos sindicatos, principalmente, em tempos de home office e dilemas da pandemia. É muito importante para que nós, sindicalistas, nos atualizarmos, de modo a poder contribuir na ação e reflexão sobre a garantia dos direitos dos trabalhadores”, comentou Orlando de Almeida Filho, secretário de Assuntos Jurídicos do SEEBCG-MS e bancário do Banco do Brasil.

“Nós estamos vivendo um momento difícil e delicado no país, e para que nós, sindicalistas, possamos ter um debate coerente com os colegas da categoria, é importante aprimorar os conhecimentos, como esse curso que vai abordar o sindicalismo no Brasil. Além disso, no curso, nós temos contato com os colegas de outros estados e essa troca de experiência é muito interessante e produtiva também”, destacou Luciana Rodrigues, secretária de Administração e Patrimônio do sindicato e bancária do BB.

Da base de Campo Grande e região, também estão participando do curso os bancários do Bradesco: Marcelo Joaquim Naia, Roberto Ribeiro e Fábio Guimarães Aruth, que foram eleitos, recentemente, para a diretoria da Fetec-CUT/CN.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS