5 de Abril de 2011 às 10:35

Febraban quer manchar dinheiro nos roubos aos caixas eletrônicos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estuda implantar um dispositivo nos caixas eletrônicos para manchar as notas com tinta diante de qualquer tentativa de violação ou extravio do cofre dos equipamentos. O objetivo é inibir a ação de criminosos que descobriram nas máquinas de autoatendimento uma rentável fonte de furto de valores.


A Febraban informou que em 2010 registrou um prejuízo de R$ 60 milhões com esses crimes. Na região, pelo menos dez casos de arrombamentos a caixas eletrônicos com uso de explosivos já foram registrados.


A implantação do dispositivo, que já tem versão semelhante utilizada e zerou os crimes contra caixas eletrônicos e carros fortes em países da Europa, ainda depende da aprovação do BC (Banco Central) por envolver a troca de dinheiro manchado com tinta. O TodoDia apurou junto ao BC que o procedimento é considerado viável, mas que seria necessário discutir uma regulamentação específica para o uso do equipamento.


As discussões sobre equipamentos de segurança bancária que marcam as notas começaram em 2008. A aplicação inicial do dispositivo seria no transporte de valores - com o chamado malote inteligente. Bancários e vigilantes, no entanto, são contrários, pois esse procedimento fragiliza a segurança, aumenta os riscos e traz desemprego. Os trabalhadores defendem a manutenção dos carros-fortes.



Fonte: Todo Dia - Campinas

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros