4 de Outubro de 2007 às 11:18
O presidente da Federação Brasileira dos Bancos, Fábio Barbosa, disse nesta quarta-feira (3 de outubro) temer que o possível controle sobre as tarifas bancárias possa inibiar a expansão do crédito e do acesso a serviços bancários – processo batizado de “ bancarização”, e que envolve, por exemplo, a realização de serviços de bancos em lotéricas, agências dos Correios e comércios. Ele defendeu à Folha Online ser necessário conhecer os riscos de uma operação de crédito antes da aplicação de qualquer medida.
“Precisa haver compreensão. Por que são cobrados determinados tipos de serviços? Que tipo de risco existe numa operação de crédito? Sem compreender isso, pode-se tomar uma medida que, ao invés de ajudar a expansão do crédito e a bancarização, pode prejudica-las”, disse, após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na Bolsa de valores de São Paulo.
O assunto já foi tema de uma reunião entre ambos na semana passada, quando Barbosa chegou a declarar que não caberia a ninguém discutir a redução de tarifas. Agora, ele fala em dar mais transparência a essas cobranças, “que permita a comparabilidade e acima de tudo que se preserve aquele serviço que os bancos prestam”. Ele ressaltou que a concessão de crédito ajuda no crescimento do Brasil, e que hoje os bancos atendem a 100 milhões de clientes.
O presidente da Fenaban admitiu que a tarifa para pagamento antecipado de crédito (Tarifa de Liquidação Antecipada, ou TLA) pode causar desequilibrios, por isso é preciso estimular o alongamento dos prazos. Diretamente sobre a bancarização, Barbosa não demonstrou preocupação, mas o assunto continua em debate.
“É melhor aprofundar a questão e fazer um estudo mais minucioso de modo que quando fizermos a proposta e a regulamentação seja bem amadurecida”, destacou. Mantega, por sua vez, crê que uma proposta de regulamentação não irá afetar a oferta de crédito, já que não irá ocorrer tabelamento de tarifas. A maior preocupação de Mantega é sobre a TLA. Segundo ele, é importante reduzir o custo pago pelo consumidor.
Secretaria de Comunicação e Imprensa, com Folha Online
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/fenaban-teme-que-controle-sobre-tarifas-afete-bancarizacao/