22 de Janeiro de 2013 às 10:40

Fetec-CUT/CN completa 23 anos de fundação entre avanços e desafios

Fetec-CUT/CN

Avanços e desafios marcam os 23 anos da FETEC-CUT/CN

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte - Fetec-CUT/CN completou no dia 19, 23 anos de fundação vivenciando um cenário de diversos avanços e também de muitos desafios à serem enfrentados.

Apesar da crise econômica que assola os Estados Unidos e a Europa, vivemos no Brasil, um momento de crescimento econômico, de geração de emprego e de inclusão social.

Com unidade e mobilização os bancários completaram em 2012, 20 anos desde que foi assinada a sua primeira CCT, com aumento real pelo nono ano consecutivo, totalizando ganhos reais de 36% no piso salarial e 16,2% no salário.

Fomos a primeira categoria a conquistar a PLR, e neste momento, conseguimos a elevação da PLR e a isenção da cobrança do Imposto de Renda sobre ela.

Pela primeira vez conseguimos emplacar, e de uma só vez, três novas cláusulas na saúde e conquistamos a implantação de um projeto-piloto de segurança bancária e a realização do 2º Censo da Diversidade, com planejamento em 2013 e execução em 2014 dentre outros avanços.

Por outro lado, enfrentamos imensos desafios: a ganância desenfreada e a falta de responsabilidade social dos bancos, que apesar dos lucros astronômicos, continua presente.

Os bancários do Itaú e Santander vivem uma onda de demissões, a rotatividade de mão-de-obra continua sendo utilizada pelos bancos para aumentar o lucro e para reduzir os salários e já resultaram em milhares de demissões, segundo dados do Dieese.

Falta de segurança, problemas de saúde, jornada de trabalho estressante continuam prejudicando os trabalhadores.

Práticas antissindicais e questões relacionadas a condições de trabalho na Caixa, BB, Banco da Amazônia, BRB, Banpará e bancos privados, dentre tantos outros antigos conhecidos problemas da categoria bancária continuam a desafiar a nossa organização.

Para o presidente José Avelino, a Fetec-CUT/CN chega aos seus 23 anos de existência com muitas conquistas a comemorar e desafios a enfrentar. Mas chega a essa data fortalecida e unida aos seus doze sindicatos filiados, consolidando a cada dia na Região Centro Norte, o importante trabalho de integração dos bancários dessa imensa região do país, outrora isolada e distante do ponto de vista político-sindical.

"Somos prova viva do ditado CUTista que diz: 'Juntos Somos Fortes', e estamos convictos que temos conseguido cumprir com a nossa tarefa de apoiar e fortalecer o trabalho realizado pelos sindicatos dessa região e por isso a nossa federação avança cada vez mais, sempre respeitando a vontade dos seus sindicatos filiados e participando ativamente das importantes decisões tomadas pela categoria em nível nacional, contribuindo dessa forma, para a construção da luta nacional dos bancários na garantia de direitos e de novas conquistas", ressaltou José Avelino.

História da Fetec-CUT/CN

A Fetec-CUT/CN, foi fundada em 19 de janeiro de 1990 e ratificada por um congresso interestadual da categoria, em março de 1991, em Cuiabá-MT.

Ela representa todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - Ride e das cidades de Rondonópolis(MT) e Região Sul, de Dourados(MS) e Região, de Barra do Garças(MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.

Os bancários de Brasília-DF aprovaram a filiação de seu sindicato em assembléia realizada em 24 de março de 1.993 e os de Campo Grande-MS e Região no dia 17 de Novembro de 2011.

Até a criação da Fetec-CUT/CN, os bancários desses Estados eram representados pela Federação do Estado de São Paulo, com sede em São Paulo(SP), e pela Federação dos Bancários do Norte-Nordeste, com sede em Fortaleza (CE). A enorme distância geográfica da sede, o desconhecimento das necessidades dos Bancários da Região Centro-Norte aliado a ausência de representatividade nas estruturas de deliberação dessas respectivas federações, provocaram um distanciamento político-sindical entre os sindicatos e uma insatisfação quanto ao encaminhamento das Campanhas Salariais, dentre outras questões. Estas, por sua vez, se lembravam dos bancários apenas por ocasião de repasse de recursos.

A Fetec-CUT/CN nasceu, em oposição a essa situação. Nasceu dizendo NÃO à exploração dos Bancários. E com a legitimidade conferida pela combatividade de seus idealizadores, veio para respaldar a ação dos sindicatos, dando-lhes a atenção e orientação devida, buscando fazê-los entidades fortes, democráticas, mobilizadas e determinadas na luta pela organização e interesses econômicos, políticos e sociais da categoria.

Mas não apenas isso. A Fetec-CUT/CN, diferente das federações tradicionais, teve sua direção eleita em um congresso com ampla participação da base, aprovado sua filiação ao Dieese e à CUT. Dessa forma, já nasceu compromissada com a implantação de uma nova estrutura sindical no país. Uma estrutura que favoreça o surgimento e a consolidação de entidades sindicais democrática, combativas, autônomas, pluralistas e de massa, voltadas para a construção da unidade da classe trabalhadora, na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Nessa linha de atuação, a Fetec/CUT-CN filiou-se também a Confederação Nacional dos Bancários da CUT-CNB/CUT (hoje Contraf-CUT), em assembléia relizada em 28.11.92. Atualmente é parte integrante da estrutura vertical da CUT (Ramo dos Trabalhadores do Sistema Financeiro). A CUT é a maior central sindical da América Latina e está entre as maiores centrais sindicais do mundo. Na categoria bancária representa mais de 80% dos trabalhadores do sistema financeiro.
Fonte: Fetec-CUT/CN