20 de Janeiro de 2026 às 11:20
Comemoração
A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) completou 36 anos nesta segunda-feira, 19 de janeiro, em mais um marco importante nessa longa trajetória de lutas e conquistas da categoria e da classe trabalhadora por melhores condições de vida, por uma país desenvolvido e com distribuição de riqueza e em defesa da democracia.
“A maior Federação do país, em seu 36° aniversário, se consolida a cada dia como um dos principais instrumentos de luta dos trabalhadores do ramo financeiro e da classe trabalhadora. Neste momento de radical mudança no mundo laboral e nas relações classistas, a Federação Centro-Norte terá um papel fundamental ao apontar o caminho que devemos trilhar em defesa dos direitos, da nossa saúde, da vida e da democracia. Vida longa à nossa gloriosa Fetec-CUT/CN!”, comemora Rodrigo Britto, presidente da entidade.
Fundada no dia 19 de janeiro de 1990 em assembleias de base realizadas pelos bancários do Mato Grosso, de Rondônia, do Acre e de Rondonópolis (MT), a Fetec Centro-Norte cresceu nessa trajetória e hoje estão filiados a ela também os sindicatos de Brasília, Pará, Campo Grande, Amapá, Roraima, Dourados, Sintraf-Ride (do entorno do Distrito Federal), Sinbama (Médio Araguaia) e Ponta Porã (MS).
“Lá se vão 36 anos. Lembro que a luta foi árdua, mas o risco valeu muito a pena. Os 13 anos iniciais representamos de fato a categoria do Centro-Norte sem o reconhecimento oficial, que só veio em 2004 no governo Lula, quando o então ministro do Trabalho Ricardo Berzoini bateu o martelo e concedeu o nosso código sindical. Abraços a todos os companheiros e companheiras que lutaram e acreditaram nesse desafio. Sinto muito orgulho dessa trajetória”, acrescenta Ayr José Cícero de Sá, atual secretário de Administração e Finanças e um dos fundadores da Fetec-CUT/CN.
“Celebrar os 36 anos da Fetec-CUT/CN é celebrar a força da nossa unidade. Como presidenta do Sindicato de Campo Grande e Região e vice-presidenta desta Federação, vejo de perto como essa estrutura é vital para que os sindicatos da nossa base tenham voz e poder de negociação nacional. Chegamos até aqui com muita garra, defendendo não apenas os direitos econômicos, mas a saúde e a dignidade de cada trabalhador do ramo financeiro”, destaca Neide Rodrigues, presidenta do SEEBCG-MS e vice-presidenta da Fetec-CUT/CN.
Ayr e outras importantes lideranças contam no vídeo abaixo como foi a história da Federação Centro-Norte.
E clique aqui para conhecer a revista que conta os primeiros 35 anos da Fetec.
Por: Fetec-CUT/CN
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/fetec-cutcn-completa-36-anos-de-lutas-e-conquistas-1/