26 de Novembro de 2012 às 10:26

Ganhos de executivos sobem nos emergentes e Brasil paga mais que EUA

Lucro

Mercados emergentes em crescimento acelerado têm salários para executivos equivalentes ou superiores aos de países com economias desenvolvidas, aponta pesquisa da consultoria Hay Group.

Segundo o estudo, a remuneração nos emergentes, incluindo salário e bônus, cresceu acentuadamente nos últimos dez anos para cargos de gerência sênior.

Entre 2001 e 2011, os salários de executivos seniores aumentaram 250% na China, 200% na Indonésia e 180% no Brasil.

Nos mercados emergentes da Europa as remunerações também subiram. Na Polônia, o salário dos executivos dobrou no período e quase triplicou na Turquia.

Nas economias desenvolvidas, o cenário muda. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o pagamento dos executivos seniores subiu 40% e 70%, respectivamente, nos últimos dez anos. Na Europa Ocidental, o crescimento foi de 100%.

"Um grande fator nessa equação é que há um fluxo significante de investimento das companhias globais nos mercados emergentes, procurando obter vantagem dos baixos custos de produção e do rápido crescimento das necessidades dos consumidores", disse Nick Boulter, diretor-geral de serviços de recompensa do Hay Group.

"Como resultado, uma atenção considerável vem sendo dada a questões de atração e retenção de talentos-chave nos mercados emergentes, sobretudo porque há pouca oferta de talento em nível gerencial", afirma.

Em 2001, o pagamento para posições seniores no Brasil era 51% do que se pagava nos Estados Unidos. Dez anos depois, em 2011, a média de remuneração no Brasil era de 105% do valor pago nos Estados Unidos.

Na África do Sul, em 2001, os salários dos executivos no país somavam 40% do que se pagava nos Estados Unidos. Em 2011, a remuneração dos sul-africanos ficava apenas 2% atrás da dos norte-americanos.

Na Europa, os pagamentos dos executivos na Turquia eram 21% mais baixos do que os salários na França em 2001. Em 2011, os turcos passaram a ganhar 12% mais que os franceses.Fonte: Folha Online

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros