19 de Dezembro de 2008 às 11:57

Governo anuncia medidas que aumentam a oferta de crédito nos bancos

Pacote amplia em quase R$ 95 bi a oferta de recursos para os bancos emprestarem em 2009. Resta saber se os bancos farão este dinheiro circular

São Paulo – O governo federal anunciou na quarta, dia 16, um pacote de medidas contra a crise que, na prática, ampliam em quase R$ 95 bilhões a oferta de recursos para os bancos emprestarem no próximo ano. Além disso, as medidas adotadas também aumentam o raio de atuação dos bancos públicos.
 
“As medidas são boas, porque proporcionam a possibilidade de novas operações de crédito. Entretanto, é preciso que os bancos façam a sua parte e coloquem este dinheiro para circular, aumentando a quantidade e a qualidade dos empréstimos”, comenta Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
 
As medidas alteram a forma de cálculo dos créditos tributários na determinação das exigências de capital dos bancos para realização de empréstimos, o chamado índice de Basiléia. Assim, será menor a necessidade de capital das instituições para a realização de financiamentos, abrindo espaço para oferta maior de créditos.
 

Seeb/SP
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros