8 de Agosto de 2011 às 10:00

ICV do Dieese vai a 0,44% em julho e acumula 7,14% nos últimos 12 meses

O Índice do Custo de Vida (ICV), calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em julho, apresentou variação de 0,44%. Com relação à variação de junho (-0,34%), a diferença foi acentuada, de 0,78 pontos percentuais. Com isso, a inflação geral, nos últimos 12 meses, é de 7,14%.

Os grupos que mais colaboraram com o aumento da inflação foram: Saúde (2,02%), Transporte (0,54%) e Habitação (0,26%), que, juntos, contribuíram com 0,43 pp. no cálculo da inflação de julho. Os demais grupos apresentaram variações pequenas não alterando significativamente o cálculo da taxa deste mês.

O grupo Saúde (2,02%) apresentou variações distintas entre seus subgrupos: assistência médica (2,53%) e medicamentos e produtos farmacêuticos (0,01%). Esta alta deve-se a alguns reajustes ocorridos nos seguintes itens: diária hospitalar (9,31%), consultas médicas (2,64%) e seguros e convênios (2,45%).

A alta no Transporte (0,54%) ocorreu unicamente no subgrupo individual (0,79%), uma vez que o coletivo não variou. Observam-se taxas positivas no álcool (5,95%) e no diesel (1,31%), sendo que a gasolina (-0,29%) sofreu pequena retração em seu valor.

Na Habitação (0,26%), as taxas de seus subgrupos foram: locação, impostos e condomínio (0,07%), operação (0,09%) e conservação do domicílio (1,20%); o aumento ocorrido neste último subgrupo deve-se ao reajuste na mão de obra da construção civil, de 1,57%.

IPCA

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de julho em 0,16%. Mesmo ficando praticamente estável na comparação com o mês anterior (0,15%), a taxa contribuiu para que o índice acumulado nos sete meses do ano atingisse 4,04%. Esse resultado supera em 0,94 ponto percentual o registrado em igual período do ano passado, 3,1%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação está em 6,87%. A taxa é superior ao limite da meta fixada pelo governo para este ano, que tem como centro 4,5% e limite superior de 6,5%.

O resultado de julho (0,16%) ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, quando a taxa foi 0,15%, mas supera o de julho de 2010 (0,01%).

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para as famílias com renda até seis salários mínimos, não apresentou variação (0,00%). A taxa é inferior à registrada em junho, que havia sido 0,22%. O INPC acumula inflação de 3,70% no ano e de 6,87% nos últimos 12 meses.

Fonte: Dieese e Agência Brasil